Disciplina Curricular
Epidemiologia de Doenças Transmissíveis EDT
Mestrado Bolonha em Biologia Molecular e Genética - 3_MBMG 2012/13
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ensinar as técnicas de planeamento, análise e interpretação de estudos epidemiológicos. Ensinar os fundamentos da dinâmica de doenças transmissíveis. O estudante adquire capacidade para: 1- Planear estudos transversais, caso-controlo, coortes, e ensaios clínicos. Para cada tipo de planeamento, aprende a avaliar a associação entre doença e factor de risco, bem como as vantagens e desvantagens do mesmo. 2- Interpretar dados e inseri-los no contexto da vigilância epidemiológica. 3- compreender a dinâmica de doenças transmissíveis e o que esperar de medidas de controlo como a vacinação. 4- Trabalhar interdisciplinarmente com médicos e bioestatísticos.
Programa
Epidemiologia descritiva: definições, conceitos e terminologia. Epidemiologia Analítica: Principais desenhos experimentais em Epidemiologia: Estudos transversais, estudos longitudinais (coortes), estudos caso-controlo, ensaios clínicos. Epidemiologia clínica: validade de testes de diagnóstico e rastreios. Doenças Transmissíveis: história, definições, conceitos e terminologia. Conceitos básicos sobre a dinâmica de doenças transmissíveis e o seu controlo por vacinação.
Métodos de ensino e avaliação
Teóricas: Apresentações expositivas suportadas em PowerPoint. TPs: Simulações em Excel e OpenEpi, em lab informático, sempre guiado por Protocolo distribuido aos alunos. Todo o material das aulas está disponível na plataforma Moodle: slides das aulas, documentação para estudo, protocolos teorico-práticos, solução dos problemas propostos, etc. O esquema de avaliação recomendado combina avaliação formativa com avaliação sumativa final. A avaliação formativa consiste em mini-testes apresentados aos alunos em todas as sessões TP. Estes testes (40% da nota) duram 20min e no fim são corrigidos imediatamente pelo docente em interacção com os alunos (daí o seu caracter formativo). No fim há um exame sumativo da matéria (60% da nota)- Face à situação atual de pandemia COVID-19, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações no ano lectivo de 2020/21.