2017/2018

Objetivos

A Licenciatura em Bioquímica confere o título de bioquímico e tem como objetivos principais:

- Formar profissionais com uma sólida formação científica em Ciências da Vida, tanto teórica como experimental, e com uma forte componente de iniciação à investigação;
- Ministrar um núcleo de conhecimentos nas áreas científicas de Química, Física, Biologia, Matemática, Estatística e Informática com vista a proporcionar aos estudantes uma ampla formação básica para, no futuro, abordarem problemas de índole bioquímica diversa. Esta formação inicial é incluída maioritariamente nos dois primeiros semestres da Licenciatura;
- Providenciar uma formação extensiva e transversal nas várias áreas da Bioquímica, central para o prosseguimento de carreiras nas áreas acima mencionadas. Esta formação, com forte componente prática, é fornecida no segundo e terceiro anos da Licenciatura.

Competências: Planeamento, gestão e execução de projetos em diversas áreas das ciências da vida como a neuroquímica, oncobiologia, biologia de sistemas, bioinformática, biotecnologia, biologia molecular, metabolómica, genómica, proteómica ou biofísica molecular. Implementação de métodos bioquímicos analíticos em laboratórios clínicos ou de serviços.

Saídas Profissionais

Empresas de biotecnologia | Indústria farmacêutica | Laboratórios clínicos ou de serviços | Laboratórios industriais ou empresas de comércio de equipamentos de alta tecnologia | Instituições de ensino superior e de investigação.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

António Eduardo do Nascimento Ferreira
aeferreira@fc.ul.pt