Disciplina Curricular
Processos de Oxidação-Redução em Bioquímica PO-Bioq
Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 6_LBioq 2022/23
Contextos
Grupo: 6_LBioq 2022/23 > 1º Ciclo > Bioquímica - Tronco Comum
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta unidade curricular é o estudo de processos bioquímicos in vivo envolvendo reações de oxidação-redução que participam em diferentes processos celulares. Mais especificamente pretende-se que os estudantes compreendam os princípios da bioenergética e mecanismos de transdução de energia através das membranas mitocondrial, tilacoidal e bacteriana e sua ligação aos mecanismos de transporte através de membranas, o modo como derivados do oxigénio podem ser formados e usados in vivo. Pretende-se igualmente o desenvolvimento de capacidades críticas relativamente a paradigmas vigentes em bioquímica.
Programa
1. Princípios de Bioenergética 2. Cadeias transportadoras de eletrões respiratória e fotossintéticas. 3. Acoplamento de reações e transdução de energia. Diferença transmembranar do potencial eletroquímico, 4. Utilização da diferença transmembranar do potencial eletroquímico: Fosforilação Oxidativa e quimiosmose. Síntese de ATP 5. Utilização da diferença transmembranar do potencial eletroquímico. Mobilidade bacteriana, transporte eletrónico reverso e dissipação de calor. 6. Utilização da diferença transmembranar do potencial eletroquímico. Transporte membranar. 7. Utilização de ATP. Características do ATP. 8. Espécies reativas de oxigénio. formação e efeitos in vivo; sistemas de defesa antioxidantes; stress oxidativo; regulação redox.
Métodos de ensino e avaliação
A classificação final será a que for mais vantajosa para o estudante, consoante uma das seguintes opções (opção I ou II); Opção I: A avaliação tem duas componentes: 1. Avaliação periódica que engloba até 3 testes intercalares valendo um total de 30 % da nota final e 2. Avaliação por exame final, 70 %. A aprovação na Unidade Curricular requer uma classificação mínima de 7,5/20 em cada teste e 9,0/20 no exame final, desde que a média ponderada final seja igual ou superior a 9,5/20. Opção II: Avaliação por exame final, 100 %. É necessária uma classificação mínima de 9,5/20 para obter aprovação. Não há avaliações orais.