Disciplina Curricular

Bioquímica Analítica BAnl

Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 6_LBioq 2022/23

Contextos

Grupo: 6_LBioq 2022/23 > 1º Ciclo > Bioquímica - Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os principais objetivos desta unidade curricular (UC) são providenciar uma introdução geral às técnicas bioquímicas fundamentais (técnicas de centrifugação, cromatografia, eletroforese bem como espetrofotometria de absorção UV-vis) envolvidas no (1) fracionamento celular e isolamento de organitos, (2) purificação e caracterização de proteínas, e (3) análise qualitativa e quantitativa de diversas classes de biomoléculas. No final desta UC, os estudantes devem: (1) conhecer os princípios, vantagens e limitações das principais técnicas laboratoriais bioquímicas; (2) ser capazes de desenhar experiências bioquímicas simples de modo a gerar resultados científicos de elevada qualidade, e (3) avaliar de um modo crítico protocolos experimentais descritos na literatura. Nota: esta UC é complementar a Bioquímica Experimental I, uma UC que decorre em paralelo no plano curricular da Licenciatura em Bioquímica, e onde vão ser realizadas laboratorialmente muitas das técnicas aqui discutidas.

Programa

I - Preparação de Amostras para Análise Química e Bioquímica Estudos bioquímicos: objetivos e estratégia geral. Métodos de desintegração de células e tecidos. II - Técnicas de Centrifugação Centrifugação diferencial, zonal de velocidade e isopícnica. Preparação e análise de gradientes. Tipos de centrífugas e rotores. III - Técnicas Cromatográficas Princípios básicos. Cromatografias de adsorção, partição, exclusão molecular, permuta iónica e de afinidade. Cromatografia líquida de elevada eficiência, HPLC. Análise qualitativa e quantitativa das separações cromatográficas. IV - Técnicas Eletroforéticas Princípios gerais. SDS-PAGE e PAGE em gradiente de poro. Focagem isoelétrica. Eletroforese bidimensional. V - Purificação de proteínas Esquema geral de uma purificação. Quadro de purificação. Proteínas recombinantes. Proteínas de fusão com tags de afinidade. VI - Espectrofotometria UV-vis Lei de Beer-Lambert: derivação e desvios. Aplicações qualitativas e quantitativas.

Métodos de ensino e avaliação

(1 ) Aulas teóricas de natureza expositiva; (2) Aulas teórico-práticas, que têm o duplo objetivo de permitir aos estudantes aprofundar conceitos abordados nas aulas teóricas e preparar as aulas práticas a decorrer em paralelo na UC Bioquímica Experimental I. Para obter aprovação na UC, os alunos deverão frequentar pelo menos 2/3 das aulas teórico-práticas realizadas. Avaliação: > Exame final escrito individual (100%).

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1 Semestre