Disciplina Curricular

Bioquímica Inorgânica BI

Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 6_LBioq 2022/23

Contextos

Grupo: 6_LBioq 2022/23 > 1º Ciclo > Bioquímica - Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aquisição de conhecimentos fundamentais em Química Inorgânica, com ênfase nos elementos de transição do bloco d (conceitos básicos da ligação química, estrutura, propriedades e reactividade), abrangendo a química de coordenação clássica e a sua aplicação e relevância nos sistemas biológicos. Estrutura e função de metaloproteínas.

Programa

Importância dos iões metálicos nos sistemas vivos (evolução química versus biológica); economia de recursos: abundância e disponibilidade dos elementos; essencialidade e toxicidade; principais funções dos elementos nos sistemas biológicos. Introdução à Química dos compostos de coordenação: teorias da ligação química (Teoria do Campo Cristalino e Teoria das Orbitais Moleculares), estereoquímica e isómeros, propriedades magnéticas, espectros electrónicos, preferências estruturais e reactividade. O papel de alguns elementos em biologia. Metaloproteínas e metaloenzimas: centros activos e modelos. Aplicações de metais em medicina (diagnóstico e terapia). Metais e ambiente (toxicidade, poluição, agricultura e indústria).

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas são dadas utilizando meios audiovisuais (datashow) e quadro de giz para a discussão. As aulas teórico-práticas (TP) funcionam em períodos de 2h semanais e envolvem a resolução de exercícios e discussões sobre diversos tópicos abordados ao longo do semestre. Pretende-se que os alunos estejam tão envolvidos no ensino quanto possível, sendo incentivados a participar nas aulas e a tentar resolver os problemas de forma autónoma. Avaliação: exame final e avaliação contínua (3-4 mini-testes individuais e apresentação de um tema ou artigo científico, em grupo, a realizar nas aulas TP). A componente de avaliação contínua é fortemente recomendada e pode valer até 30% da nota final. A aprovação requer uma classificação mínima de 9,0/20 no exame, desde que a média final com a componente da avaliação contínua seja igual ou superior a 9,5/20. Caso o exame seja o único elemento de avaliação, é necessária uma classificação mínima de 9,5/20 para obter aprovação.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre