Disciplina Curricular
Espectroscopia Biomolecular EspBio
Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 6_LBioq 2022/23
Contextos
Grupo: 6_LBioq 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Bioquímica ou Minor > Licenciatura em Bioquímica
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
• O objetivo desta unidade curricular é compreender os princípios de técnicas espectroscópicas e de espectrometria de massa com grande utilização em Bioquímica e aplicá-los: • ao estudo da estrutura e dinâmica de biomoléculas e das suas interações, • em certas situações, à elucidação da estrutura de pequenos compostos; • Reconhecer que esses pequenos compostos além de poderem fazer parte dos sistemas bioquímicos são modelos úteis para racionalizar o comportamento e as propriedades espetroscópicas das macromoléculas biológicas, e que podem ser usados como sondas moleculares para estudar os sistemas bioquímicos. • Os alunos, no final do curso, deverão ser capazes de aplicar algumas destas técnicas à resolução de problemas bioquímicos, compreendendo o seu poder e utilidade quando utilizadas individualmente ou em conjunto. • Os alunos deverão ser capazes de estudar de forma autónoma outras técnicas de base espectroscópica que poderão vir a ser necessárias na sua vida profissional.
Programa
I-Introdução Geral à Espectroscopia. Espectroscopias Óticas Interação radiação-matéria e os vários tipos de espectroscopia molecular. Elementos de mecânica quântica. Espectroscopia vibracional. Espectroscopia de absorção eletrónica. Espectroscopia de fluorescência. II-Ressonância Magnética Nuclear (NMR) Conceitos básicos e instrumentação. Acoplamento spin-spin e acoplamento dipolar. Sensibilidade em RMN, relaxação nuclear, efeito nuclear de Overhauser (NOE) e desacoplamento de 1H. Experiências 1D e 2D de NMR de 1H e 13C mais comuns. RMN dinâmico. Referência a outros núcleos. III-Difração de raiox-X (DRX) DRX pelas moléculas e cristais. Fontes de raios-X. Intensidade dos raios-X difratados. Sistemas cristalinos, tipos de rede e ausências sistemáticas. IV-Espectrometria de Massa (MS) Métodos de Ionização (ESI e MALDI); óticas de iões e analisadores. Espectrometria de massa de resolução extrema, FT-ICR-MS. Métodos de fragmentação. Acoplamento a cromatografia. Aplicações biomoleculares.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação das duas componentes (teórica e TP) pode ser realizada em duas modalidades: avaliação contínua ou exame escrito final. A avaliação contínua consiste na realização de três testes escritos parciais ao longo do semestre. Aprovação na Unidade curricular: nota mínima em cada teste: 7,5 valores; nota mínima na média dos três testes: 9,5 valores. Aprovação na Unidade curricular na modalidade de exame final: nota mínima no exame de 9,5 valores. Os alunos que optarem pela avaliação contínua e não forem aprovados, poderão ir ao exame final de 2ª Época. Não há provas orais.