Disciplina Curricular

Fisiologia Fisio

Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 6_LBioq 2022/23

Contextos

Grupo: 6_LBioq 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Bioquímica ou Minor > Licenciatura em Bioquímica

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Curso geral em Fisiologia destacando princípios de funcionamento, regulação e integração comuns a um vasto leque de animais desde o nível celular ao organismo como um todo. As relações estrutura/função são enfatizadas conjuntamente com os mecanismos físico-químicos subjacentes. Os conteúdos e conceitos teóricos serão complementados com atividades de experimentação laboratorial e virtual, realizadas pelos próprios estudantes com a finalidade de ilustrar processos fisiológicos básicos em animais e introduzir técnicas de investigação, instrumentação, planeamento experimental e interpretação de resultados em fisiologia. Experiências examinarão assim as propriedades das membranas, dos nervos e músculo, bem como as funções cardiovascular, renal e endócrina.

Programa

Introdução à Fisiologia. Nutrição, alimentação e digestão. Metabolismo energético: formas aeróbias e anaeróbias de metabolismo. Termorregulação. Introdução à neurofisiologia: organização nervosa e estrutura dos neurónios. Excitabilidade da membrana e potencial de ação. Transmissão: sinapses elétricas e químicas. Fisiologia sensorial. Quimiorrecepção, Mecanorrecepção e Fotorrecepção. Endocrinologia. Mensageiros químicos. Modo de ação primário das hormonas Músculo. Estruturas, filamentos deslizantes e papel do cálcio. Circulação e respiração. Osmorregulação.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas (2x1h/semana, 28 horas) e aulas teórico-práticas e práticas-laboratoriais (2h/semana, 28 horas). A avaliação consiste em duas modalidades: a) Avaliação Periódica: mínimo de 2/3 de assiduidade às aulas práticas-laboratoriais e atribuição de 6 valores (30% da nota final) através da realização de 6 mini-testes (1 valor/cada) sobre a componente teórico-prática e/ou prática-laboratorial. b) Avaliação Final: exame final constituído por 50 questões de escolha múltipla sobre a componente teórica, com uma cotação de 14 valores (70% da nota final). Melhoria de classificação durante o ano letivo imediatamente seguinte ao que obteve aprovação, será efetuada através de exame final com uma cotação de 20 valores, constituído por 50 questões de escolha múltipla sobre a componente teórica e 24 perguntas de escolha múltipla sobre as componentes tétrico-prática e prática-laboratorial.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1 Semestre