Disciplina Curricular

Técnicas Laboratoriais em Química TLQ

Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 6_LBioq 2022/23

Contextos

Grupo: 6_LBioq 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Bioquímica ou Minor > Minor em Química > 564_Minor em Química

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Unidade curricular de índole predominantemente laboratorial e nível introdutório, cujos principais objectivos se centram na aquisição de competências básicas para a realização de trabalho laboratorial em Química e na introdução a metodologias de tratamento e análise de resultados experimentais. Os alunos devem adquirir competências na recolha de informação (SDSs e representação e visualização de moléculas); interpretação da rotulagem e códigos de risco e segurança de produtos químicos; cálculos de concentrações, estimativas de incertezas, preparação de soluções; aplicação de técnicas elementares de separação: extracções, filtrações, centrifugação; bem como em termos do tratamento de grandes conjuntos de dados, e construção e utilização de curvas de calibração.

Programa

O carácter predominantemente laboratorial e introdutório da unidade curricular implica a abordagem de regras básicas de segurança no trabalho laboratorial, nomeadamente: interpretação da rotulagem e códigos de risco e segurança de produtos químicos; a realização de trabalhos experimentais envolvendo determinação de massas, volumes, temperatura, densidade, cálculo de concentrações, preparação de soluções, curvas de calibração, pH entre outros. São utilizadas e inter-relacionadas diferentes escalas de concentração, e introduzidas algumas técnicas básicas de análise e separação e a noção de curva de calibração. Introduz-se o tratamento de dados experimentais em folha de cálculo, acompanhado da construção e análise de gráficos, e introdução à avaliação de incertezas. Numa fase final e tendo em vista o alerta para a monitorização de processos de produção em larga escala monitoriza-se um processo reaccional através da determinação de grandezas físico-químicas.

Métodos de ensino e avaliação

Exercícios de cálculo acompanhados por concretização prática sobre preparação de soluções a partir de ácidos concentrados e sólidos, preparação de diluições; realização prática de técnicas elementares: extracções, filtrações, centrifugação, traçado de espectros electrónicos, determinação de pH, construção e análise de curvas de calibração e de transferência de calibrações. Determinação da concentração de amostras desconhecidas. A avaliação é periódica e engloba quer o desempenho no laboratório, quer a capacidade de análise de resultados e de produção de um relatório final sobre cada um dos temas abordados (30%), quer uma componente de índole teórico-prática, envolvendo a resposta a problemas concretos durante as aulas TP (25%) e as respostas a problemas onde os temas são abordados de forma integrada constituída por um exame final (45%).

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1 Semestre