Disciplina Curricular

Fundamentos de Química FQuimica

Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 6_LBioq 2022/23

Contextos

Grupo: 6_LBioq 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Bioquímica ou Minor > Minor em Química > 564_Minor em Química

Período:

Peso

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos devem adquirir competências básicas sobre ligação química e forças intermoleculares, e sua aplicação à química dos elementos representativos, assim como conceitos fundamentais de química orgânica (grupos funcionais e estereoquímica).  Devem também obter competências básicas no laboratório, utilizando algumas técnicas (titulações, cromatografia, destilação, extração líquido-líquido) e estudando as reações dos elementos representativos. A  aprendizagem de utilização de bases de dados e de aplicações informáticas de visualização de estruturas moleculares deve reforçar as capacidades de pesquisa bibliográfica e de preparação de apresentações.  

Programa

Átomos, estrutura eletrónica e propriedades periódicas. Estrutura e ligação química (teoria do Enlace de Valência) para as moléculas dos elementos s e p. Teoria das Orbitais Moleculares aplicada às moléculas diatómicas homo e heteronucleares e triatómicas. O hidrogénio e os hidretos. Os elementos dos grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18. O carbono e a química orgânica (grupos funcionais, forças intermoleculares). Noções básicas de estereoquímica (quiralidade, nomenclatura, configurações R e S, projeções de Fischer, análise conformacional). A componente prática versa essencialmente a aprendizagem de algumas técnicas básicas em laboratório e de algumas reações típicas dos elementos representativos.

Métodos de ensino e avaliação

Os alunos são incentivados a resolver problemas e outras questões associadas à parte teórica durante o semestre, em complemento das aulas teóricas e das aulas teórico-práticas de resolução de problemas. Nas aulas de laboratório são realizados trabalhos práticos por todos os alunos, executados em grupo. Parte teórica: 2 testes intercalares e/ou exame final. A nota da componente teórica pode ter uma bonificação de até 1 valor por avaliação contínua. Laboratório: (i) preparação, participação e desempenho, (ii) folhas de registo e tratamento de resultados e um relatório (iii) teste escrito individual. A nota final é a média ponderada da nota teórica (65%) e da nota prática (35%). A aprovação implica classificação mínima de 9,5 tanto na vertente teórica como na componente prática.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1 Semestre