Disciplina Curricular

Física Nuclear e de Partículas FNP

Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 6_LBioq 2022/23

Contextos

Grupo: 6_LBioq 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Bioquímica ou Minor > Minor em Física > 565_Minor em Física

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O principal objetivo deste curso é apresentar uma visão geral destas duas áreas da Física, lecionando os conceitos básicos de forma a servir de introdução a este campo da Física. E, ainda, apresentar o progresso conseguido e o sucesso alcançado, as debilidades dos modelos e, por último, as questões que permanecem em aberto.

Programa

1. Introdução: partículas e interações fundamentais. 2.Introdução à Mecânica Quântica Relativista 3.Simetrias e Leis de Conservação. 4. Interações mediadas pela troca de partículas. 5. Observação: secção eficaz; amplitude de transição e a Aproximação de Born. 6. Núcleos : propriedades fundamentais, dimensão e forma. 7. Radioatividade Natural: declínios alfa, beta e gama. 8. Força e estrutura nucleares. 9. Leptões, Quarks e Hadrões compostos. 10. Interações fundamentais, eletromagnética, fraca e forte. Modelo Standard

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas, que se dedicam à exposição da matéria, aulas teórico-práticas, que são utilizadas para a resolução e discussão de séries de problemas sobre a matéria dada nas aulas teóricas. Durante as aulas são usados instrumentos de aprendizagem ativa, tais como interação constante com os alunos e realização de questionários online em tempo real. Existem dois modelos de avaliação alternativos: Modelo A – Exame Final (EF): um exame final sem consulta, 3 horas; Modelo B - Avaliação Contínua (AC) : 3 (três) testes ao longo do semestre, sem consulta, 1 hora, cada requer uma nota mínima de 6 (seis) valores. Alunos não qualifiquem no Modelo AC podem ir a EF na 2ª data.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre