Disciplina Curricular

Ciência e Tecnologia de Materiais CTMat

Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 6_LBioq 2022/23

Contextos

Grupo: 6_LBioq 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Bioquímica ou Minor > Minor em Física > 565_Minor em Física

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Estudo dos materiais sólidos. Relação entre as propriedades físicas dos materiais e a sua estrutura atómica e electrónica. Influência da micro-estrutura.

Programa

1. Introdução à Ciência de Materiais. 2. Condensação e forças de ligação nos sólidos. Materiais cristalinos, amorfos e policristalinos. 3. Estrutura dos sólidos cristalinos. Rede cristalina. Rede recíproca. Difracção. 4. Vibrações da rede cristalina. Aproximação harmónica: fonões. Propriedades térmicas de um sólido. 5. Constantes elásticas. Propriedades mecânicas. Diagrama-tensão deformação. Regime elástico e plástico. Defeitos. 6. Difusão em sólidos. Efeitos do processamento nas propriedades dos materiais. 7. Transformações de fase. Diagramas de fase de equilíbrio. Alteração das propriedades por formação de ligas. Diagramas de fase de ligas binárias. 8. Classificação dos materiais quanto à sua condutividade eléctrica. Propriedades electrónicas de um metal no quadro do modelo de electrões livres.

Métodos de ensino e avaliação

Ensino presencial. Aulas teóricas (2 h /semana), aulas para discussão e resolução de exercícios (1.5 h/semana), e aulas práticas (1.5 h/semana). Avaliação: 2 testes (25%+25%) (o segundo realizado simultâneamente com o exame final na 1ª data de exame) ou exame final (50%) e avaliação contínua  que consiste nos trabalhos de laboratório (30%) e em exercícios de avaliação ao longo do semestre (20%). A obtenção de aprovação na disciplina é dada pela média pesada das três componentes da avaliação e obriga à obtenção de 10 valores no exame escrito final ou à obtenção de uma média de 10 valores nos dois testes escritos, não podendo a nota de cada teste individual ser inferior a 8 valores.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre