Disciplina Curricular

Física e Tecnologia das Radiações FTR

Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 6_LBioq 2022/23

Contextos

Grupo: 6_LBioq 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Bioquímica ou Minor > Minor em Física > 565_Minor em Física

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo desta unidade curricular (UC) é o de apresentar os fundamentos da física da radiação, radioatividade e núcleo atómico. Pretende-se que o aluno desenvolva competências nas áreas da detecção e produção das radiações ionizantes de origem natural e artificial. No decorrer da unidade curricular o aluno tem oportunidade de entrar em contacto com diversas técnicas de detecção de radiação. É igualmente um objectivo da UC o estudo experimental de diversos aspectos da interação de diferentes tipos de radiação com diversos materiais.

Programa

1. Interação da radiação com a matéria. 2. Detetores e deteção da radiação ionizante. 3. Métodos de tratamento de dados. 4. O núcleo atómico: forma, dimensões, estabilidade e estrutura. 5. Decaimentos radioativos alfa, beta e gama. 6. Leis do decaimento radioativo. Produção de radionuclídeos e radioatividade natural. 7. Fontes de radiação e aceleradores.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas. Aulas experimentais de laboratório. Resolução de exercícios. Relatórios de trabalhos experimentais. Avaliação versão A: Laboratório - 40%, Apresentação oral - 10%, 2 testes - (25%+25%) (nota mínima global da média dos 2 testes não inferior a 8 valores). Avaliação versão B: Esta versão aplica-se aos alunos que não obtiveram aprovação durante o semestre pela versão A; Laboratório - 40%, Apresentação oral - 10%, 2 testes - (10%+10%), Exame final - 30% (nota mínima não inferior a 8 valores na média do conjunto dos 2 testes e exame).

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre