Disciplina Curricular

Fisiologia Vegetal FVege

Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 6_LBioq 2022/23

Contextos

Grupo: 6_LBioq 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Bioquímica ou Minor > Minor em Biologia > 551_Minor em Biologia

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ajudar os estudantes a perceberem a integração e coordenação dos processos fisiológicos que permitem ás plantas viver em diferentes condições de ambiente natural. Desenvolver nos estudantes competências de investigação em fisiologia vegetal. Aumentar a admiração pelas plantas, quer como modelos biológicos, quer como importantes componentes do mundo vivo.

Programa

Porquê estudar plantas? Relações hídricas e transporte de solutos. Assimilação de nutrientes. Fotossíntese em plantas superiores. Metabolismo energético não fotossintético. Metabolismo de lípidos.

Métodos de ensino e avaliação

Tendo a unidade curricular uma componente teórica (T), teórico-prática (TP) e de prática laboratorial (PL), os métodos de ensino utilizados são maioritariamente os seguintes: - exposição pelo Professor com suporte ilustrativo e trabalho individual apoiado pela bibliografia, na componente T - aplicação imediata de conceitos teóricos e preparação de aulas PL com recurso a técnicas de discussão e solução de problemas, na componentes TP - trabalho de grupo laboratorial e discussão e análise de resultados, na componente PL A avaliação é realizada por: - dois testes ou exames de frequência, ocorrendo o último simultaneamente com o exame final da época normal. - exame final A aprovação na disciplina é obtida quando a classificação é ≥ 10 valores (numa escala de 0 a 20), seja esta classificação resultante do somatório dos dois testes ou exames de frequência, ou do exame final.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre