Disciplina Curricular

Biologia Vegetal BVege

Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 6_LBioq 2022/23

Contextos

Grupo: 6_LBioq 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Bioquímica ou Minor > Minor em Biologia > 551_Minor em Biologia

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina de Biologia Vegetal está dirigida para introduzir os alunos na área da Diversidade Vegetal e das várias vertentes que permitem a sua abordagem. Tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento do conhecimento na área da Sistemática Vegetal bem como esclarecer quanto às afinidades evolutivas entre os diferentes grupos de organismos fotossintéticos, considerando cianobactérias, eucariotas unicelulares e plantas, e o seu contributo para o equilíbrio sustentável dos ecossistemas.

Programa

Programa Teórico: 1. Vida pré-oxigénio. Cianobactérias. Diversidade dos eucariotas fotossintéticos. Algas verdes e terrestrialização 2. A colonização do meio terrestre. Os briófitos. 3. Filogenia das plantas vasculares sem semente: os Licófitas e os Monilófita. 4.Evolução e diversificação das plantas vasculares com semente: As Progimnospérmicas e as Gimnospérmicas 5. As Angiospérmicas: Evolução e diversificação. A flor e a polinização, o fruto. Significado adaptativo. 6. A biodiversidade: principais ameaças e a sua conservação Programa Prático: A componente prática permite a aquisição de conhecimentos acerca dos diferentes grupos taxonómicos incluindo micro e macrogalgas. Plantas terrestres não vasculares e plantas vasculares sem flor e com flor. Os alunos estudam material vivo de todos os grupos taxonómicos. As observações efetuadas envolvem a preparação dos diversos materiais, de acordo com protocolos específicos e a observação à lupa ou ao microscópio ótico.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas têm o suporte de apresentações elaboradas em power-point. Nas aulas práticas os alunos terão ao seu dispor vídeos e protocolos para cada trabalho prático. Avaliação Teórica: 2 exercícios ao longo do semestre (cada um conta 10% da nota final teórica - 2 val.) e exame final online, presencial - 80% da nota final teórica. Avaliação Prática: realizado em 2 partes, a 1ª parte ao longo do semestre, (50% da nota final prática, 10 valores). A 2ª parte realizada na época de avaliação, 50% da nota final prática, 10 valores). Na 2ª época de avaliação o exame prático engloba toda a matéria lecionada. A nota final da UC é a soma da nota final teórica (50%) com a nota final prática (50%). Para obter aprovação na UC, a média final não pode ser inferior a 9,5 valores, não podendo ser inferior a 7,5 valores, nas componentes prática e teórica. A realização de Melhoria, engloba as componentes teórica e prática, independentemente das classificações obtidas em exames anteriores.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre