Disciplina Curricular
Química Inorgânica Complementar QIC
Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 6_LBioq 2022/23
Contextos
Grupo: 6_LBioq 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Bioquímica ou Minor > Minor em Química > 552_Minor em Química (LBioq)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver competências a um nível mais avançado em Química Inorgânica e aplicar conhecimentos obtidos noutras UCs, de modo a adquirir as ferramentas necessárias para o início de actividades de investigação nesta área. A nível teórico os alunos deverão ficar a saber interpretar espectros electónicos de complexos de elementos de transição (alto e baixo spin), a discutir os mecanismos reaccionais mais relevantes em Química Inorgânica e Organometálica, em particular nas suas aplicações à Química Fina e Catálise, tendo em atenção a necessidade de evoluir para processos mais sustentáveis. As aulas de laboratório visam desenvolver competências em síntese, caracterização e reactividade de complexos inorgânicos, organometálicos e de óxidos ternários e a aplicação de técnicas espectroscópicas, tais como UV-vis, NMR, FTIR e XRD para a caracterização dos complexos e materiais.
Programa
Complexos de metais de transição d. O efeito de Jahn-Teller (revisitado). Espectros electrónicos de complexos: aplicação dos diagramas de Tanabe-Sugano a compostos octaédricos (alto e baixo spin) e tetraédricos. Mecanismos reaccionais em Química de Coordenação: reacções de substituição em complexos octaédricos e quadrangulares planos; reacções de transferência electrónica. Mecanismos de reacções em química organometálica (ataques nucleófilos e electrófilos em carbonilos coordenados, reacções de olefinas e outros hidrocarbonetos coordenados, etc.). Catálise homogénea e heterogénea: novos rumos, ciclos catalíticos e mecanismos. Introdução à Química Bioinorgânica - a presença e o papel de alguns metais em Biologia. Química do Estado Sólido: métodos de síntese; defeitos cristalinos, relação estrutura-propriedades.
Métodos de ensino e avaliação
Nas aulas teóricas são usados meios audiovisuais (datashow) e quadro de giz para a discussão. Os alunos são incentivados a participar activamente nas aulas e a resolver questões sobre a parte teórica ao longo do semestre. As aulas laboratoriais realizam-se em sessões de 3 horas, em grupos de 2 ou 3 alunos havendo obrigatoriedade de elaborar um relatório completo sobre um dos trabalhos práticos e de responder a questionários que envolvem a interpretação e discussão dos resultados sobre os restantes. A componente teórica é avaliada por exame final. A avaliação da componente prática incide sobre: preparação prévia dos trabalhos, participação e atitude no laboratório, relatório e questionários, discussão dos trabalhos. A nota final é a média ponderada das notas teórica (65%) e prática (35%) e a aprovação implica classificação mínima de 9,0 na componente teórica e 9,5 na prática desde que a média final seja igual ou superior a 9,5/20.