Disciplina Curricular

Química Orgânica II QOII

Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 6_LBioq 2022/23

Contextos

Grupo: 6_LBioq 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Bioquímica ou Minor > Minor em Química > 552_Minor em Química (LBioq)

Período:

Peso

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Na continuação do estudo sobre estrutura e reatividade dos compostos de carbono iniciado em Química Orgânica I, pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento geral da química dos grupos funcionais estudados (compostos carbonílicos e dicarbonílicos, aminas, compostos aromáticos e polímeros), de forma a compreenderem as suas transformações e aplicações à escala laboratorial e industrial. No final da disciplina os alunos deverão ser capazes de: • Identificar, nomear e prever a reatividade dos grupos funcionais estudados; • Interpretar mecanisticamente as reações químicas típicas de cada grupo funcional; • Delinear estratégias sintéticas envolvendo transformações de vários grupos funcionais; • Realizar correta e autonomamente qualquer técnica experimental usada em Química Orgânica e estabelecer a ligação entre uma reação desenhada teoricamente e sua execução prática.

Programa

Reatividade do carbono α para o grupo carbonilo (Acidez, equilíbrio ceto-enólico, halogenação e alquilação, adição e condensação aldólica, adição de Michael e anelação de Robinson, reação de Cannizzaro, adição 1,2 e 1,4 de reagentes organometálicos). Síntese e reações de compostos bicarbonílicos (Condenção de Claisen, síntese acetoacética e malónica, alquilação direta de estéres, aquilação e acilação via 1,3 ditianos). Aminas (Estrutura e propriedades. Síntese via reações de substituição nucleofílica, reações de redução e rearranjos. Reações de eliminação de Hoffmann e reação de Mannich). Compostos aromáticos (Aromaticidade. Reações de SEA em benzenos e seus derivados: halogenação, reações de Friedel-Crafts, sulfonação e nitração. Química dos substituintes do benzeno. Reações de SNA). Introdução à síntese de polímeros (Classificação e reações de polimerização). Trabalhos de laboratório envolvendo diversas técnicas experimentais; caracterização espectroscópica dos compostos.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. As aulas teórico-práticas e práticas são obrigatórias devendo os alunos assistir a 2/3 das aulas TP e 2/3 de aulas PL. Para os trabalhadores-estudantes, as aulas teórico-práticas são opcionais. Avaliação teórica: Três testes parciais ou exame final. A média ponderada dos testes deverá ser igual ou superior a 9,5 valores e a classificação em cada teste deverá ser igual ou superior a 8,0 valores. À nota final obtida na avaliação teórica feita por testes será acrescido um bónus de 0,5 valores. Avaliação prática: Média ponderada entre as classificações da avaliação contínua nas aulas e de um relatório feito em grupo (40%) e o exame prático final escrito individual (60%). Avaliação global: A nota final será a média ponderada das notas dos testes (acrescida do bónus), ou a nota do exame final (70 %), e da classificação prática (30 %). Classificação mínima nas componentes teórica e prática: 10 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre