Disciplina Curricular
História Experimental da Ciência HEC
Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 5_Plano 2015/16 a 2021/22
Contextos
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > - > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Física > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Biologia > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Introduzir os estudantes na pesquisa de experiências científicas históricas e no design de instrumentos científicos; - colocar em evidência a utilidade das réplicas de instrumentos científicos para museus de ciência e a possibilidade de adaptação para outros fins, nomeadamente para a promoção dum mais simples entendimento da ciência; - desenvolver a perspicácia na análise das teorias científicas nas suas componentes teórica e experimental; - encorajar a aprendizagem da ciência pelo desenvolvimento de meios próprios.
Programa
1. Apresentacao e discussao de experiencias importantes da história da ciência dos séculos XVIII e XIX. 2. Como as experiencias são apresentadas em museus de ciência europeus, em visão panorâmica. 3. Utilidade das experiências históricas no ensino e na compreensão pública da ciência. Alguns resultados do projecto europeu HIPST. 4. Como desenvolver um trabalho em história da ciência experimental: desde o texto original ao design do instrumento. Alguns exemplos de produção de réplicas.
Métodos de ensino e avaliação
Apresentação das experiencias e discussão das suas interpretações. Algumas destas experiências são realizadas na sala de aula.Avaliação contínua (50%) e trabalho escrito (50%).