Disciplina Curricular
Competências Transversais para a Empregabilidade CTE
Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 5_Plano 2015/16 a 2021/22
Contextos
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Física > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > - > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Biologia > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
As competências transversais são uma componente fundamental da formação, com o mercado de trabalho a identificar componentes do "saber ser" como fundamentais à integração e sucesso profissional. O objetivo desta disciplina é o de promover o desenvolvimento de competências transversais relevantes para a empregabilidade, colocando os estudantes em contacto com a abordagem aos temas dada por docentes convidados, na sua maioria quadros de empresas associados à SHARE- Associação para a Partilha do Conhecimento.
Programa
Os conteúdos são compostos por diferentes temáticas da área das competências transversais consideradas pelo mundo empresarial como relevantes para a adaptabilidade, produtividade e sucesso laboral. Neste sentido, os tópicos abordados são apresentados numa lógica sequencial, iniciando-se com a preparação para o processo de seleção, passando posteriormente para aspetos relevantes para a integração profissional e terminando na abordagem de competências de negócio básicas. Temáticas: 1 O que pensam os empregadores e a importância das soft-skills na empregabilidade 2 O Processo de recrutamento e o Mercado de Trabalho 3 Portfólio de Competências (Recolha, guarda e gestão): Inclui Carta de Apresentação, CV, Linkedin 4 A entrevista de selecção profissional e o marketing pessoal 5 Apresentações orais eficazes 6 Comunicação e assertividade 7 Gestão do tempo 8 Ética, Gestão por objectivos e trabalho em grupo/projectos 9 Importância da negociação: definição de objetivos pessoais e estratégias win-win 10 Gestão do stress e controlo emocional 11 Carreira Internacional: contexto e problemáticas 12 O futuro do mercado de trabalho e como perspetivá-lo face às mudanças 13 Reflexão final e integração de conteúdos.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas funcionam como uma oficina, onde cada temática curricular é abordada de uma forma teórica e prática. Pretende-se, com esta metodologia, elevar a participação de todos, gerar um debate alargado sobre temas e promover a implementação de um trabalho de colaboração no contexto de sala de aula. Avaliação: 1- Realização dos trabalhos propostos ao longo do semestre. Para obter aprovação, todos os trabalhos têm que ser entregues e a média ponderada dos mesmos deverá ser superior a 10 valores. 2- Para obterem aprovação, os alunos têm que estar presentes em cerca de 80% das aulas (o que corresponde à possibilidade de faltarem a 3 aulas). Trabalhos a serem realizados: 1- Resposta a um anuncio com envio de CV, Carta de Apresentação e Linkedin 2- Relatório Vigilância de Mercado 3- Criação de um portefólio de competências feito com base nas reflexões sobre as aulas. Deve ser entregue uma ficha de reflexão no final de cada aula.