Disciplina Curricular
Química Inorgânica QIno
Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 5_Plano 2015/16 a 2021/22
Contextos
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 564_Minor em Química
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aquisição de conhecimentos teóricos de química inorgânica dos elementos de transição, no âmbito do programa da cadeira; saber reconhecer e aplicar os conceitos básicos estudados à resolução de exercícios na área. Obter experiência laboratorial em química inorgânica, particularmente na síntese e análise de compostos de metais de transição, utilizando diferentes metodologias experimentais e equipamentos básicos de laboratório, com especial atenção para o manuseamento seguro e adequado de agentes químicos e aparelhos. Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e a sensibilidade para os desafios do mundo atual (sustentabilidade, matérias-primas e ambiente). Compreender e saber utilizar as fontes de informação; aprender a pesquisar e a utilizar bibliografia. Estimular o espírito de observação e o pensamento crítico, de forma a correlacionar as observações e resultados experimentais com os princípios teóricos, chegando a conclusões lógicas com argumentos fundamentados.
Programa
Introdução à química de coordenação dos elementos de transição d: complexo, elemento central, esfera e número de coordenação, ligandos e átomos doadores. Isómeros. Afinidade de metais para ligandos. Classificação HSAB. Estabilidade termodinâmica e cinética. Efeito de quelação. Propriedades redox e diagramas de estados de oxidação (Latimer e Frost). Ligação química em complexos: teoria do Campo Cristalino e teoria das Orbitais Moleculares; desdobramento de orbitais-d. Propriedades magnéticas e espectros electrónicos de compostos de metais de transição. Regra dos 18 electrões. Complexos organometálicos de elementos de transição d com diferentes ligandos e coligandos. Reacções mais relevantes em Química Organometálica (substituição, adição oxidativa, eliminação-beta e redutiva, migração, etc.) e sua aplicação em alguns processos catalíticos industriais. Introdução à química inorgânica do estado sólido: estruturas, ligação química e propriedades; energética de sólidos iónicos.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas são dadas utilizando meios audiovisuais (datashow), acompanhadas de quadro de giz para a discussão. Os alunos são encorajados a participar e a resolver exercícios sobre os diversos tópicos abordados ao longo do semestre. As aulas laboratoriais funcionam em períodos de três horas, em grupos de dois ou três alunos, havendo obrigatoriedade de responder a questionários que envolvem a interpretação e discussão de resultados de todos os trabalhos. A avaliação da parte teórica consta de um exame final (ou testes parciais). A avaliação da componente laboratorial inclui a preparação prévia dos trabalhos, a participação e atitude no laboratório, a classificação das folhas de resultados e uma ficha de avaliação individual. A nota final da disciplina é a média ponderada das notas teórica (65%) e prática (35%). A aprovação implica classificações mínimas de 9,0/20 na componente teórica e 9,5/20 na prática, desde que a média final seja igual ou superior a 9,5/20.