Disciplina Curricular
Pensamento Crítico PCri
Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 5_Plano 2015/16 a 2021/22
Contextos
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > - > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Física > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Biologia > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Proporcionar aos estudantes as metodologias de reconhecimento do raciocínio falacioso e da elaboração do raciocínio válido.
Programa
Introdução O que é, donde vem e para que serve o pensamento crítico. 1. Falácias Há raciocínios que parecem correctos, mas não são. Como se detectam? Falácias da literatura. Como têm sido sistematizadas. Forma sistemática de deteçao de falácias. 2. Argumentação Há sequências raciocinativas que são válidas. Estas importam conhecer. Sequências argumentativas de uso frequente. Como construir novas sequências raciocinativas. 3. Aplicação à ciência e matemática O mesmo fenómeno e diferentes explicações. O mesmo fenómeno e diferentes algoritmos. A presunção da explicação matemática. Divergências na ciência: conceitos e princípios.
Métodos de ensino e avaliação
Aprendizagem baseada na colocação de problemas e discussão das propostas de solução. Avaliação: dois testes durante o semestre ou exame final.