Disciplina Curricular
Empreendedorismo em Ciências ECie
Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 5_Plano 2015/16 a 2021/22
Contextos
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Biologia > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Física > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > - > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objetivo desta UC é colocar alunos do 1º ciclo de estudos em contacto com o mundo do Empreendedorismo e Inovação. Segue-se uma abordagem em que os alunos são confrontados com crenças associadas à criatividade e à sua própria capacidade de criar soluções para o mundo, desafiando-os a desenvolver uma ideia de negócio para responder a uma problemática à escolha do grupo. Esta problemática não tem de ter uma validação funcional efetiva, sendo objetivo do exercício que os alunos desenvolvam a capacidade de utilizar as ferramentas apresentadas ao longo do semestre em qualquer ideia que venham a desenvolver nas suas vidas profissionais. Os grupos são idealmente constituídos por alunos de diferentes cursos/escolas, crucial para a troca de experiências e perspetivas que esta UC se propõe a proporcionar.
Programa
● Emprego versus negócio. Conceito de empreendedorismo. Competências empreendedoras. Inter e Intraempreendedorismo. Empreendedorismo social e económico. Startups Versus PMEs. ● Inovação e os seus diversos modelos - Conceito de Inovação. ● Blue Ocean Strategy. Inovação radical e incremental. Outros modelos de inovação. ● WORKSHOP em Design Thinking ● Pensamento criativo e disruptivo - Design Thinking como ferramenta. Conceito de disrupção tecnológica. Desenvolvimento de produto. O método do Design Thinking. MVP e pivotação ● Introdução ao Business Model Canvas (BMC) - Construção de modelos de negócios. Tipologias de Modelos de Negócio. ● Proposta de valor. Segmentos de clientes e formulários de hipóteses. ● Princípios de Gestão E Finanças. Conceito de custos, rendimentos e investimento. Parceiros, Recursos e Atividades Chave. ● Gestão de Comunicação. Comunicação de ciência. Comunicação profissional. Comunicação pessoal. ● Pitching e a arte de convencer.
Métodos de ensino e avaliação
This class evaluation is continuous, during the semester, without final exams. All students must attend at least 9 classes and be present at all formal assessment during classes. The results will be essentially measurable in the form of oral work, debates and interventions in class, development of personal and professional skills and learning evolution. The main project to be developed by the students will be evaluated through intermediate presentations and final presentation.