Disciplina Curricular
Química Orgânica I QO-I
Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 5_Plano 2015/16 a 2021/22
Contextos
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 564_Minor em Química
Período:
Peso
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os alunos vão adquirir competências que lhes permitam compreender a estrutura e principais propriedades de várias famílias de compostos orgânicos, bem como as principais características que condicionam a sua reatividade.
Programa
Aulas teóricas Reatividade em química orgânica: tipos de reações (substituição, eliminação, adição e rearranjo). Reações ácido-base e previsão do sentido de deslocamento do equilíbrio. Acidez relativa de ácidos carboxílicos e álcoois. Compostos orgânicos como bases. Noção de mecanismo e utilização de setas curvas. Estrutura, propriedades, síntese e reações características de haloalcanos, álcoois, alcenos, alcinos e éteres: reações de substituição nucleofílica (SN1 e SN2), eliminação (E1 e E2) e adição eletrofílica. Rearranjo de carbocatiões. Aldeídos e cetonas. Preparação de aldeídos e cetonas. Reatividade do grupo carbonilo: mecanismo de adição. Adição de água, álcoois, aminas, ácido cianídrico, iletos de fósforo (reação de Wittig), e agentes redutores (reagentes organometálicos e hidretos). Oxidação de Baeyer-Villiger. Ácidos carboxílicos e seus derivados. Métodos de introdução do grupo funcional carboxilo. Síntese de ácidos carboxílicos por carboxilação de reagentes de Grignard e hidrólise de nitrilos. Substituição no carbono do grupo carboxilo: mecanismo de adição – eliminação. Redução de ácidos carboxílicos. Formação e reatividade de halogenetos de acilo, anidridos, ésteres e amidas. Aulas teórico-práticas As aulas teórico-práticas possibilitam a resolução de problemas exemplificativos da matéria lecionada. Aulas práticas de laboratório Os trabalhos práticos exemplificam reações abordadas nas aulas teóricas.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas, teórico-práticas (obrigatórias) e de laboratório (obrigatórias). A avaliação é constituída por exame final e/ou 2 testes parciais, sendo o último coincidente com a 1ª época de exames. A nota final será a média das notas da avaliação teórica (70%) e da classificação prática (30%). Componentes de avaliação prática: desempenho do aluno, questionários sobre as técnicas e os trabalhos realizados, relatório de um trabalho prático e teste escrito individual. A aprovação na disciplina implica classificações iguais ou superiores a 9,5 nas componentes teórica e prática. Os métodos de ensino e/ou avaliação poderão ser revistos se a evolução da situação pandémica assim o exigir.