Disciplina Curricular
Análise de Dados em Química e Bioquímica ADQB
Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 5_Plano 2015/16 a 2021/22
Contextos
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > -
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Fornecer conhecimentos básicos de Probabilidade e de Estatística que permitam analisar dados relativos a uma ou duas variáveis e fazer inferência sobre as populações subjacentes. É importante que se adquira agilidade na identificação e manuseamento dos modelos probabilísticos ensinados. Deverão ficar a saber fazer alguma inferência estatística, para análise de uma população e comparação de duas populações. Pretende-se também que os alunos se apercebam de que a teoria estatística não é apenas uma colecção de tópicos mais ou menos relacionados, mas sim uma teoria de informação tendo sempre por objectivo final a inferência. Terão de conseguir tomar consciência da relevância e da elevada importância da teoria na resolução de problemas práticos da vida real, bem como da necessidade da estatística em qualquer trabalho de investigação científica, nomeadamente na área que mais lhes interessa: a Química.
Programa
A Estatística e o seu papel na ciência; população, amostra. Probabilidade: definições, axiomática e propriedades, probabilidade condicional, teorema de Bayes; modelos discretos: uniforme, binomial, Poisson e outros; modelos contínuos: uniforme, exponencial, normal, t-Student, qui-quadrado; par aleatório discreto; teorema limite central. Estatística Descritiva: representações gráficas, características amostrais. Inferência Estatística: estimação por intervalos de confiança (valor médio, variância e diferença de valores médios de populações normais); testes: de ajustamento (Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk); sobre o valor médio em populações normais e com base em grandes amostras (testes t); sobre a variância em populações normais; sobre a mediana - pequenas amostras e populações não normais (teste dos sinais e de Wilcoxon); para comparação de duas populações - duas amostras independentes e duas amostras emparelhadas (testes t, Mann-Whitney, sinais e Wilcoxon). Regressão Linear Simples.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas onde e exposta a matéria teórica, com auxílio de slides da autoria do docente e aulas práticas onde são resolvidos exercícios de aplicação (recorrendo quando necessário ao auxilio do SPSS e do EXCEL). Avaliação Contínua - exercícios resolvidos nas aulas práticas. Avaliação Periódica – 2 testes: a meio e no fim do semestre. Só poderão realizar os testes os alunos que tenham assistido a pelo menos 80% das aulas de prática laboratorial lecionadas até esse teste. Nota Final : 0.8 x média das notas obtidas nos testes + 0.2 x média das notas obtidas nos exercícios. Exame final para alunos não aprovados no conjunto Avaliação Periódica+Avaliação Contínua.