Disciplina Curricular
Biologia Celular (Bioquímica) BC-Bioquimica
Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 5_Plano 2015/16 a 2021/22
Contextos
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > -
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os alunos deverão ser capazes de: Reconhecer as propriedades da água como solvente e regulador de temperatura e descrever a estrutura e função dos carboidratos, lípidos, proteínas e ácidos nucleicos; Descrever a organização celular dos procariotas; Reconhecer o significado da matriz extracelular nos organismos pluricelulares; Descrever a estrutura e função das biomembranas e o modo como controlam activa e passivamente o fluxo de moléculas e iões; Descrever o tráfego vesicular (endo- e exocitose); Descrever, numa perspectiva integrada, a estrutura e função do retículo endoplasmático, complexo de Golgi, núcleo, outros organitos membranosos e ribossomas; Descrever a estrutura dos elementos do citosqueleto e o seu papel como esqueleto intracelular e no transporte intracelular e locomoção celular; Descrever o ciclo celular e compreender a importância da apoptose; Reconhecer organitos e estruturas celulares em imagens de MO e ME e mostrar competências laboratoriais básicas em MO
Programa
Enquadramento da unidade curricular. Principais constituintes químicos da célula. Célula procariota. Célula eucariota: célula animal e célula vegetal. Matriz extracelular. Adesão e comunicação celulares. Membranas biológicas. Retículo endoplasmático. Complexo de Golgi. Lisossomas e vacúolos. Peroxissomas animais e vegetais. Núcleo. Citosqueleto. Ribossomas. Plastos. Mitocôndrias.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas são expositivas, com a projecção de imagens, esquemas, tabelas, gráficos explicativos e vídeos, embora haja interacção permanente com os alunos. Nas aulas teórico-praticas é dada a introdução às aulas prática. Nas práticas é feita a manipulação, observação e elaboração de um pequeno relatório, individualmente. Há atendimento para dúvidas semanal em horário comunicado aos alunos. Os recursos utilizados nas aulas são disponibilizados na plataforma Fénix. A avaliação consiste num exame final sobre a componente teórica (70% da classificação final) e de avaliação da componente laboratorial (30% da classificação final) em diversos momentos ao longo do semestre (TPs e PLs). Os alunos com classificação igual ou superior a oito valores e inferior a dez valores ficam sujeitos, se assim o entenderem, a uma prova oral. À excepção dos casos previstos na lei, a admissão ao exame final está condicionada à frequência de, pelo menos, 2/3 das aulas práticas efectivamente leccionadas.