2017/2018

Objetivos

A Ciência Cognitiva ocupa-se do estudo interdisciplinar da cognição - comportamento, mente e cérebro - combinando conceitos, métodos e ideias de várias áreas da Psicologia, Neurociência, Biologia evolutiva, Linguística, Filosofia, Antropologia e outras ciências sociais, e através da aplicação de métodos da Ciência da Computação, Matemática e Física.

Competências: Conceção, desenho, desenvolvimento, operação e gestão de serviços e sistemas de apoio a atividades cognitivas, com base em análise interdisciplinar da mente e do cérebro, integrando parte dos resultados da psicologia, neurociência, biologia evolutiva, linguística, filosofia, antropologia e outras ciências sociais, e aplicando métodos da ciência da computação, matemática e física. Investigação básica e aplicada sobre a mente e o cérebro. A Ciência Cognitiva beneficia do impulso possibilitado pela emergência das novas técnicas de imagiologia cerebral, vendo acrescido o seu enorme potencial em termos de desenvolvimento de aplicações no domínio dos cuidados de saúde, de próteses motoras e cognitivas, de educação normal e dirigida a alunos com dificuldades especiais, assim com em termos do desenvolvimento de melhores instrumentos de apoio à comunicação e à tomada de decisão. O mercado de emprego abre-se em torno das tecnologias da linguagem e da interação, da resolução de problemas complexos, da construção de realidades virtuais, da ergonomia no espaço do trabalho, da recuperação da informação e análise de opinião, e da investigação nos terrenos da mente e do cérebro.

Saídas Profissionais

Organizações privadas e públicas do sector da investigação, educação, desenvolvimento tecnológico, cuidados de saúde, nas áreas das novas tecnologias, consultoria, prestação de serviços, apoio a pessoas com necessidades especiais, etc. | Empresas tecnológicas, de auditoria e consultoria, empresas do sector da saúde e instituições hospitalares, entidades de acreditação e de regulação, laboratórios de I&D privados e públicos, universidades e institutos de investigação.

Regime de Funcionamento

Curso ministrado em conjunto com a Faculdade de Psicologia, Faculdade de Letras e Faculdade de Medicina - Universidade de Lisboa.

Propinas

Consultar valores aqui.