Disciplina Curricular

Fundamentos da Ciência Cognitiva FCC

Doutoramento Bolonha em Ciência Cognitiva - 1_DCCog 2020/21

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aprender conceitos e teorias fundamentais da ciência cognitiva através do estudo de uma combinação de leituras clássicas e contemporâneas. Compreender as teorias principais dos três principais aspetos da mente de interessa da ciência cognitiva: a representação, a cognição e a consciência. Ganhar compreensão inicial da natureza interdisciplinar da ciência cognitiva através do estudo de abordagens teóricas que unem diversas disciplinas e estudos experimentais que influenciam a construção de teorias. Compreender o papel de analise filosófica como ferramenta indispensável para a construção de teorias da mente e a análise do significado dos resultados experimentais.

Programa

A teoria representacional da mente e a teoria computacional da cognição; a teoria computacional clássica da mente e o argumento da Sala Chinese de Searle; a semântica do papel conceitual e a teleosemântica como formas de responder ao desafio de Searle sobre a origem do significado semântico nos sistemas computacionais; a tese da modularidade da mente de Fodor e os seus argumentos que defendem que somente processos modulares podem ser processadores clássicos de símbolos; o coneccionismo e o aparecimento dos modelos de cognição de rede neuronal; o estatuto ontológico de crenças e desejos em redes coneccionistas e a ameaça da eliminação de tais conceitos da ciência cognitiva do futuro; a cognição incorporada; a cognição estendida; as técnicas experimentais do programa dos correlatos neuronais da consciência (e.g. os estudos de lesões e a rivalidade binocular) e os problemas conceituais e práticos das mesmas; a hipótese das duas vias visuais; a teoria do “espaço de trabalho neuronal global” e a teoria da informação integrada da consciência; os problemas filosóficos da consciência.

Métodos de ensino e avaliação

Cada aula será baseada na apresentação de um dos elementos principais do programa e focar-se-á em leituras selecionadas da bibliografia. As aulas começarão com uma apresentação pedagógica dos temas principais, seguida de uma discussão dos mesmos temas. Cada semana será selecionado um texto e 5 questões para auxiliar os alunos na leitura e compreensão desse texto. As questões serão discutidas durante a parte da aula dedicada à discussão. Os alunos serão encorajados a contribuir para a discussão e a colocar questões para esclarecer os assuntos principais. Avaliação: exame escrito de duas horas contendo uma seleção das questões previamente destacadas em cada tópico, em que os alunos devem escolher três para responder (40%). Valorizar-se-á a discussão de ligações entre diferentes tópicos da disciplina e ligações entre esta disciplina e outras disciplinas do programa, e também a demonstração de pesquisa independente que vá além dos conteúdos cobertos nas aulas. Ensaio escrito (4000-5000 palavras) num tópico escolhido pelo aluno em colaboração com o docente. O tópico deve ser original e expandir para além dos materiais fornecidos durante o curso, idealmente combinando elementos do tema da investigação de doutoramento (50%). Espera-se que os alunos de doutoramento mantenham um papel ativo nas discussões durante as aulas, conduzindo a discussão e introduzindo novos tópicos, ideais e questões. A participação nas discussões representará 10% da nota final.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre