Disciplina Curricular
Tópicos Avançados de Neurociência Cognitiva TANC
Doutoramento Bolonha em Ciência Cognitiva - 1_DCCog 2020/21
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Capacitar o aluno de ferramentas que lhe permitam compreender artigos e formular questões relativas ao funcionamento do Sistema Nervoso. Para tal é necessário compreender o funcionamento do sistema nervoso, nos seus componentes molecular, celular e integrado, bem como identificar as principais metodologias para o seu estudo.
Programa
O curso desenvolve-se ao longo de vários módulos: 1. Neuroanatomia do sistema nervoso, focando as principais estruturas do sistema nervoso e sua função; 2. Neurociências moleculares e celulares, com os princípios básicos da função neuronal; 3. Tecnologias para Análise Integrativa do Sistema Nervoso, focando nas principais abordagens utilizadas para imagem neuronal de forma integrativa; 4. Circuitos Neuronais, focando a função dos principais circuitos do sistema nervoso. Os alunos também têm a oportunidade de assistir a seminários sobre Neuroética de forma opcional, ainda que a assistência e entrega de trabalho a eles relativo tenha peso na classificação final (ver abaixo)
Métodos de ensino e avaliação
Metodologia: maioritariamente sob a forma de aulas teóricas. Os professores estão disponíveis para esclarecer dúvidas durante as aulas (os alunos são fortemente encorajados a colocá-las) ou fora das aulas. Avaliação: no final de cada módulo existe uma prova escrita onde os alunos têm que desenvolver um tema entre vários que são dados no momento, bem como responder a um conjunto de questões (podem variar de 5 a 8, dependendo dos módulos) para serem respondidas de forma resumida. Classificação mínima em cada teste: 8/20; classificação final mínima para aprovação nos testes: 9,5/20. Em caso de reprovação, ou decisão do aluno de não realização dos testes, existe um exame final com classificação mínima para aprovação de 9,5/20 valores. O aluno pode também tentar melhorar a classificação obtida em cada teste da data do exame final. Se o aluno entregar um pequeno ensaio de análise critica sobre um tema discutido nos seminários de neuroética, o peso da nota de cada teste é ligeiramente reduzido para acomodar o peso de 10% atribuído ao ensaio sobre neuroética.