Disciplina Curricular

Tópicos Avançados de Linguística e Psicolinguística TALP

Doutoramento Bolonha em Ciência Cognitiva - 1_DCCog 2020/21

Contextos

Grupo: 1_DCCog 2020/21 > 3º Ciclo > Parte Escolar

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta disciplina tem dois objetivos principais. O primeiro é fornecer uma introdução avançada à linguística e à psicolinguística, com um foco na arquitetura da faculdade da linguagem e nas suas bases computacionais, cobrindo tópicos avançados que são proeminentes na psicolinguística da compreensão da linguagem. O segundo objetivo principal é que os alunos adquiram competências transferíveis relacionadas com a leitura crítica de artigos científicos, a capacidade de sintetizar a literatura científica, a avaliação de dados experimentais em psicolinguística e o desenvolvimento da sua criatividade científica. Especificamente, após a realização deste disciplina, os alunos deverão ser capazes de: (a) compreender de forma aprofundada as questões fundamentais que orientam a investigação sobre as representações mentais e os processos envolvidos na compreensão da linguagem; (b) compreender de forma aprofundada as principais teorias e modelos no estudo da gramática e do processamento; (c) conhecer as características metodológicas dos principais paradigmas experimentais utilizados em (psico)linguística e compreender como os resultados destes paradigma respondem a questões de interesse científico; e (d) conhecer e saber interpretar os resultados empíricos mais importantes da (psico)linguística, especialmente aqueles que são mais relevantes para a construção de teorias.

Programa

Esta disciplina cobre tópicos avançados em linguística e psicolinguística, focando-se principalmente na compreensão da linguagem. A disciplina está dividida em quatro partes principais. A primeira parte trata dos fundamentos da linguística, incluindo as bases biológicas da linguagem (4 semanas). A segunda parte centra-se nas palavras simples e na organização do léxico, especialmente no âmbito do sistema de reconhecimento visual de palavras (3 semanas). A terceira parte trata de palavras complexas e da representação e processamento do conhecimento morfológico (3 semanas). A quarta e última parte centra-se na estrutura da frase e nas características do parser sintático, como utilizado no curso da compreensão (3 semanas). Os tópicos tratados nas diferentes semanas são: Introdução à ciência cognitiva da linguagem. Arquitetura da linguagem. Bases biológicas da linguagem. Léxico e representação de palavras. Reconhecimento de palavras e o modelo de Ativação Interativa. Morfologia e estrutura das palavras. Processamento morfológico. Leitura de palavras complexas e o modelo LEIA. Sintaxe e estrutura das frases. Parsing e resolução de ambiguidade. Processamento de frases revelado por ERP.

Métodos de ensino e avaliação

A disciplina utiliza diferentes metodologias de ensino: aulas expositivas, exercícios práticos presenciais (em grupo e individuais) e discussões conduzidas pelos alunos. Todas as aulas seguem uma estrutura semelhante: (a) uma recapitulação das aulas anteriores para lembrar o conhecimento previamente adquirido, (b) um segmento expositivo fornece novo conteúdo, (c) os alunos trabalham em exercícios, individualmente e em grupos, para consolidar o conhecimento por meio de uso ativo, (d) os alunos discutem os tópicos, em grupo, para uma compreensão mais profunda do conteúdo, (e) apresenta-se um resumo da aula reforçando os pontos mais importantes, e, finalmente, (f) um bloco de 'perguntas e respostas' ajuda a esclarecer quaisquer dúvidas que os alunos possam ainda ter. Além do horário letivo, existem horários de atendimento dedicados ao apoio pedagógico (2 horas semanais). Esses horários são normalmente usados pelos alunos para discutir os rascunhos iniciais dos seus trabalhos escritos, bem como para obterem orientação e feedback imediato acerca das suas ideias para o projeto final. A avaliação desta disciplina envolve quatro trabalhos escritos: três trabalhos mais curtos e um projeto final, sendo a nota final da disciplina determinada como uma média ponderada dos quatro trabalhos (trabalhos curtos: 10% + 10% + 10%; projeto final: 70 %). Cada um dos três trabalhos curtos tem cerca de 400 a 600 palavras e consiste num resumo e comentário a um artigos científico. O projeto final consiste num trabalho mais longo (~4,000 palavras) em que os alunos elaboram uma proposta para um estudo experimental (incluindo uma revisão de literatura), sobre qualquer tema que se enquadre na disciplina.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre