Disciplina Curricular

Neurofarmacologia NF

Doutoramento Bolonha em Ciência Cognitiva - 1_DCCog 2020/21

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC tem como objectivo dotar os estudantes de conhecimentos sólidos sobre 1) os mecanismos de ação dos fármacos que atuam sobre disfunções do sistema nervoso; 2) uso de fármacos como ferramen-tas para compreender o sistema nervoso; 3) perspecti-vas de desenvolvimento de novos fármacos para o estudo ou controlo de disfunções do sistema nervoso. Pretende-se que o aluno, a partir da compreensão dos processos fundamentais da comunicação neuronal a nível celular e molecular, identifique os alvos e fárma-cos relevantes 1) para a correção de disfunções do funcionamento do sistema nervoso, 2) para o estudo da função e disfunção neuronal, e 3) para a uma me-lhor compreensão das bases neurobiológicas da cogni-ção.

Programa

-Fundamentos da Comunicação Neuronal e principais alvos farmacológicos (2h); -Neurotransmissão e Neurotransmissores (4h) -Papel da glia na comunicação neuronal: novos alvos para intervenção farmacológica; neurogénese pós-natal (1h) -Plasticidade sináptica (1h) -Fámacos indutores de dependências; aspectos farmacológicos relativos às diversas substâncias de abuso (2h; aula em colaboração com Psicologia) -Antiepiléticos (2h) -Fatores Neurotróficos, neuroprotecção e doenças neurodegenerativas (1h) -Correção farmacológica de disfunção em doenças Neurológicas: Ferramentas atuais e perspectivas futuras (2h) - Farmacoterapia das psicoses, mania, depressão e ansiedade; regulação farmacológica de disfunções do humor (6h) -Modulação farmacológica da dor crónica: fármacos com acção no Sistema Nervoso Central (2h, sendo tendo uma destas com colaboração da Fisiologia e da Psicologia) -Anestesia como intervenção farmacológica aguda sobre o sistema nervoso (2h)

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação é composta por exame final (50%), por avaliação continua nas aulas TP (40%) e por a avaliação no minicongresso (5%); avaliação da monografia (5%). Quer na avaliação contínua quer na avaliação do mini-congresso ou monografia, é valorizada a capacidade crítica do aluno, bem como a sua capacidade de síntese objectiva sobre os temas em análise. O exame final é composto por perguntas de escolha múltipla.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2 Semestre