2017/2018

Objetivos

O objetivo deste programa de estudos é o de oferecer formação de 2.º Ciclo numa área científica interdisciplinar de caráter prioritário.

A Ciência Cognitiva ocupa-se do estudo interdisciplinar da mente e do cérebro através da integração de parte dos resultados da Psicologia, Neurociência, Biologia evolutiva, Linguística, Filosofia, Antropologia e outras ciências sociais, e através da aplicação de métodos da Ciência da Computação, Matemática e Física. Explora oposições como por exemplo função (as faculdades e capacidades cognitivas/percetivas/motoras/emocionais) vs. forma (as realizações biológicas, mecânicas ou formais-computacionais destas funções); criança vs. adulto; [...] natural vs. artificial; individual vs. social (cf. Handler, 2007).

A Ciência Cognitiva procura contribuir para uma melhor compreensão da natureza humana. No momento atual, beneficia da emergência das novas técnicas de imagiologia cerebral, aumentando o potencial de aplicação no domínio médico e psiquiátrico, de próteses motoras e cognitivas, de educação normal e dirigida a alunos com dificuldades especiais, assim como de melhores instrumentos de apoio à tomada de decisão e à comunicação com agentes artificiais e entre seres humanos.

Competências: Conceção, desenvolvimento e operação de serviços e sistemas com marcada componente cognitiva, com base na análise interdisciplinar da mente e do cérebro, integrando parte dos resultados da psicologia, neurociência, biologia evolutiva, linguística, filosofia, antropologia e outras ciências sociais, e aplicando métodos da ciência da computação, matemática e física.

Saídas Profissionais

Empresas tecnológicas, de auditoria e consultoria | Empresas e instituições na área dos cuidados de saúde e apoio a pessoas com necessidades especiais | Entidades de acreditação e de regulação | Instituições hospitalares | Laboratórios de I&D | Instituições de ensino superior e de investigação.

Regime de Funcionamento

Curso ministrado em conjunto com a Faculdade de Psicologia, Faculdade de Letras e Faculdade de Medicina - Universidade de Lisboa.

Propinas

Consultar valores aqui.