Disciplina Curricular

Filosofia da Mente, Linguagem e Cognição FMLC

Mestrado Bolonha em Ciência Cognitiva - 1_MCCog 2020/21

Contextos

Grupo: 1_MCCog 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Identificar e explicar os desenvolvimentos chave na história da filosofia da mente, linguagem e cognição, incluindo os autores e as teorias mais importantes. Entender alguns dos conceitos fundamentais da área, tais como a semântica, a pragmática, o sentido e a referência, a distinção entre proposições analíticas e sintéticas, bem como a intencionalidade, a representação mental, a aquisição de linguagem, e os processos cognitivos. Avaliar criticamente as teorias filosóficas relevantes para a ciência cognitiva; analisar os argumentos a favor e contra essas teorias. Realizar trabalhos de investigação independentes nos tópicos abordados, formulando uma tese clara e suportando a mesma com argumentação filosófica desenvolvida pelo aluno. Entender a importância da filosofia da mente para a ciência cognitiva. Desenvolver uma apreciação clara e profunda da maneira em que os desenvolvimentos na história da filosofia da mente linguagem têm influenciado as teorias computacionais da cognição.

Programa

A lógica inovadora de Frege e a distinção entre o sentido e a referência; a teoria do conhecimento de Russell e a análise de Russell das descrições definidas; a noção da proposição, e a distinção entre o sentido e o disparate no Tractatus de Wittgenstein; o empirismo lógico de Carnap, verificacionismo e a noção “interna” da metafísica; a critica de Quine da distinção entre as proposições analíticas e sintéticas; “sentido como uso”, a noção de seguir uma regra no contexto da aquisição de linguagem, e a noção jogos de linguagem na obra de Wittgenstein maduro; a importância de ação e desempenho no pragmatismo de Austin; a teoria de implicatura de Grice, a dinâmica da conversa, o princípio da colaboração e os “maxims”.

Métodos de ensino e avaliação

Cada aula basear-se-á numa leitura especifica, incluindo uma introdução ao contexto histórico-filosófico desse texto e uma descrição detalhada dos seus conteúdos. A apresentação pedagógica destacará os conceitos centrais do texto como o objetivo de estimular uma discussão crítica que terá lugar na segunda metade de cada aula. Quanto à avaliação, há quatro componentes: 1. Um exame presencial (30%). 2. Uma apresentação a elaborar e a defender a perspetiva do aluno num aspeto dos tópicos apresentados durante as aulas, a demonstrar uma boa compreensão do tema abordado e evidência de pensamento crítico em relação ao mesmo (30%). 3. Um ensaio de 1000 palavras a abordar um tópico escolhido de uma lista de perguntas (30%). Discussões críticas durante a segunda parte da cada aulam; assiduidade obrigatória; qualidade e quantidade das contribuições às discussões críticas (10%).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre