Disciplina Curricular
Psicologia Cognitiva PC
Mestrado Bolonha em Ciência Cognitiva - 1_MCCog 2020/21
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Caracterizar as principais linhas de investigação em Psicologia Cognitiva e como se relacionam com investigação de outras Ciências Cognitivas. 2. Identificar as metodologias de investigação utilizadas em Psicologia Cognitiva e a sua articulação com métodos de outras Ciências Cognitivas. 3. Avaliar criticamente propostas teóricas e empíricas em Psicologia Cognitiva, com destaque para as áreas da memória humana, aprendizagem, leitura, tomada de decisão, cognição social e ciência cognitiva da cultura.
Programa
1. Fundamentos da Psicologia Cognitiva: 1.1. Origens teóricas e empíricas da Psicologia Cognitiva; perspetivas históricas 1.2. Âmbito e principais características da Psicologia Cognitiva; sua relação com outras Ciências Cognitivas 2. Paradigmas experimentais em Psicologia Cognitiva: 2.1. Principais abordagens metodológicas 2.2. Articulação com métodos e técnicas de outras Ciências Cognitivas 3. Modelos teóricos, métodos e projetos de investigação atuais em Psicologia Cognitiva: 3.1. Memória humana e aprendizagem 3.2. Leitura e ciência cognitiva da cultura 3.3. Tomada de decisão e cognição social
Métodos de ensino e avaliação
As aulas são teórico-práticas e incluem: (a) Aulas expositivas interativas que permitem o contacto com os conceitos e abordagens essenciais do programa; os conteúdos são expostos de forma sistemática e discutidos em interação com os estudantes. (b) Aulas práticas, em que os estudantes resolvem exercícios, apresentam e discutem, de forma crítica e argumentativa, artigos científicos. As aulas com pendor teórico ocupam cerca de 3/4 do total de aulas e as práticas cerca de 1/4. A avaliação inclui dois componentes obrigatórios: (a) Trabalho de grupo: cada grupo de estudantes é responsável pela apresentação em aula de um artigo científico, incluindo enquadramento teórico da questão de investigação, descrição do método, resultados e discussão; cada grupo é também responsável, pela discussão em aula de outro artigo científico, incluindo a reflexão sobre as forças e limitações do estudo e proposta de novas perguntas ou abordagens de investigação. (b) Exame individual: exame final que cobre os pontos principais do programa.