Disciplina Curricular
Seminário de Investigação II SI II
Mestrado Bolonha em Ciência Cognitiva - 1_MCCog 2020/21
Contextos
Grupo: 1_MCCog 2020/21 > 2º Ciclo > Dissertação
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Em articulação com o Seminário de Investigação 1, esta unidade curricular tem por objectivo providenciar o enquadramento para estimular, promover, apoiar e monitorizar junto dos estudantes o seu progresso individual quer na aquisição das metodologias de investigação relevantes no e pelo trabalho supervisionado com os respetivos orientadores, quer no desenvolvimento do seu trabalho de investigação e dos resultados conducente à sua dissertação. Em complemento a à supervisão por parte dos respetivos orientadores de dissertação, os estudantes fazem apresentações, defesa e discussão dos resultados intermédios obtidos na prossecução desse objetivo perante os colegas, os orientadores e os docentes do seminário, onde recebem sugestões e aconselhamento com vista à sua investigação progredir em direção à conclusão bem sucedida da dissertação, que deve ter lugar pelo final deste semestre.
Programa
Não se aplica. Esta unidade curricular inclui apresentações dos estudantes e sua discussão, e respetivo aconselhamento e apoio pedagógico.
Métodos de ensino e avaliação
As sessões de seminário incluem apresentações feitas pelos estudantes que depois são comentadas e discutidas pelos docentes responsáveis pelo seminário e pelos outros estudantes. Cada estudante faz duas apresentações: 1ª apresentação: Apresentação de resultados intermédios iniciais 2ª apresentação: Apresentação de resultados intermédios mais avançados. Para assegurar a abrangência temática e estimular a interdisciplinaridade, os docentes desta unidade curricular são provenientes de diferentes departamentos e diferentes disciplinas contribuintes para a Ciência Cognitiva. Estão todos presentes em todas as sessões em que os estudantes fazem as suas apresentações. A avaliação das apresentações inclui três elementos: - exposição oral (ca. 20 mins + 20 mins de discussão) - slides usados - memorando correspondente (máx. 2 pp). Uma segunda componente da avaliação consiste na aferição do nível quantitativo e qualitativo da participação dos estudantes na discussão das apresentações dos outros estudantes.