2021/2022

Objetivos

É objetivo deste Doutoramento promover formação avançada de excelência e competitiva internacionalmente, integrando transversalmente conhecimento sólido e atual para o desenvolvimento sustentável.

O Ciclo de Estudos está orientado para dotar recursos humanos com ferramentas que permitam entender e dar respostas aos desafios atuais e futuros colocados à sustentabilidade e que resultam da compreensão das interações entre sistemas globais, naturais, sociais e humanos para elaboração de novas soluções e políticas inovadoras.

Os desafios com que a sociedade se defronta são complexos e multidimensionais e criam um novo paradigma associado à sustentabilidade do desenvolvimento. Para serem catalisadores de mudança, os profissionais do século XXI devem ser dotados de conhecimento científico sólido e, principalmente, ter capacidade de o incorporar para compreender as interações entre sistemas globais, naturais, sociais e humanos, e como essas interações afetam os desafios da sustentabilidade. A construção desta área académica requer a assimilação de conhecimento e o domínio de ferramentas que não são abordadas de forma integrada pelas disciplinas e áreas científicas existentes. A ciência atual conhece profundamente a função das várias peças que constituem o nosso mundo mas tem lacunas na compreensão da forma como estas peças se relacionam.

O Doutoramento em Ciências da Sustentabilidade da Universidade de Lisboa responde a este repto oferecendo: um programa inovador que procura a interdisciplinaridade, a aplicação da ciência experimental a problemas reais, e a integração do conhecimento e da inovação com a participação da sociedade e dos cidadãos.

Regime de Funcionamento

Curso ministrado em conjunto pela Faculdade de Arquitetura, Faculdade de Belas-Artes, Faculdade de Ciências, Faculdade de Direito, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina Veterinária, Faculdade de Motricidade Humana, Faculdade de Psicologia, Instituto de Ciências Sociais, Instituto de Educação, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Instituto Superior de Agronomia, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Propinas

Consultar valores aqui.