2020/2021

Objetivos

O Mestrado em Design para a Sustentabilidade tem como objetivos gerais:

. Facultar formação pós-graduada em design, no contexto do desenvolvimento sustentável, entendido na transversalidade do enquadramento disciplinar das ciências do ambiente, sociais e económicas;
. Promover a reflexão e o debate das questões específicas da sustentabilidade que permitem conceber, desenvolver e implementar projetos à escala local, regional e global, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas em 2015;
. Desenvolver projetos de design em contexto real e em colaboração com entidades públicas e privadas, no âmbito da sustentabilidade ambiental, social e económica.

Competências: Interpretação de ecossistemas naturais e sociais. Desenvolvimento, verificação e implementação de projetos de design na sua interação com as ciências sociais, económicas e do ambiente. Consolidação de processos criativos e de inovação (design thinking) aplicáveis a projetos nas áreas da sustentabilidade, serviços, comunidade e economia circular.

Saídas Profissionais

Empresas envolvidas na valorização de resíduos, na reciclagem de materiais, no desenho de embalagens de baixa pegada ambiental | Empresas envolvidas na construção com objetivos sociais e de sustentabilidade | Empresas envolvidas em soluções baseadas ou inspiradas na natureza | Instituições de ensino superior e de investigação | Instituições públicas.

Regime de Funcionamento

Curso ministrado em conjunto com a Faculdade de Belas-Artes, Instituto de Ciências Sociais e Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade de Lisboa.

Propinas

Consultar valores aqui.