2024/2025

Visite a página web do Mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental.

O mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental pretende preparar recursos humanos qualificados, dotados das competências interdisciplinares essenciais para compreender e gerir os ecossistemas de modo a manter o equilíbrio e assegurar um desenvolvimento ambientalmente sustentável.

No final do curso, o aluno deverá ter adquirido competências que lhe permitam desenvolver trabalho autónomo, de índole científica e/ou técnica nas áreas da Ecologia e Gestão Ambiental. Designadamente o aluno deverá:

. compreender e interpretar as políticas de Ambiente e os seus instrumentos normativos;
. interpretar e aplicar instrumentos de planeamento e gestão do território;
. avaliar impactos ambientais de atividades económicas e elaborar propostas para a sua mitigação e compensação;
. apoiar o desenvolvimento de normas e práticas de gestão e qualidade ambiental;
. avaliar riscos naturais e tecnológicos e elaborar propostas para a sua prevenção e mitigação;
. elaborar planos e propostas de conservação da biodiversidade e serviços dos ecossistemas;
. elaborar planos de gestão de recursos naturais.

Competências: Aplicação de políticas de ambiente. Ordenamento e gestão do território. Avaliação de impactos ambientais e elaboração de propostas para a sua mitigação e compensação. Desenvolvimento de práticas de gestão e qualidade ambiental. Conservação da biodiversidade e serviços dos ecossistemas. Gestão de recursos naturais.

Saídas Profissionais

Empresas e instituições públicas do sector do ambiente, nas áreas do ordenamento e planeamento do território, avaliação de impacto ambiental, gestão de recursos naturais, conservação da natureza e desenvolvimento sustentável.

Propinas

Consultar valores aqui.