Disciplina Curricular
Gestão Integrada de Pragas GIP
Mestrado Bolonha em Ecologia e Gestão Ambiental - 1_MEGA 2015/16
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Estudo das principais pragas (invertebrados, vertebrados e infestantes) e seu impacto. - Distinção entre o modo de acção de predadores, parasitóides, herbívoros e entomopatogéneos. - Aprendizagem dos diferentes métodos de controlo: químico, biológico, físico, cultural, biotécnico, genético. Importância da legislação e da quarentena. - Discussão das vantagens e inconvenientes dos diferentes métodos de controlo. - Capacidade para tomar decisões e elaborar programas de Gestão Integrada de Pragas.
Programa
Serão apresentados os diferentes conceitos de praga e os pilares da Gestão Integrada de Pragas (GIP). As pragas-chave dos ecossistemas agrícola e florestal e as que têm impacto médico-veterinário e urbano serão discutidas. Os principais métodos de luta serão discriminados em detalhe, sendo dado ênfase às bases ecológicas da GIP. Serão ainda abordadas as limitações sociais e ambientais e o futuro da Gestão Integrada de Pragas.
Métodos de ensino e avaliação
- Aulas teóricas leccionadas com auxílio de powerpoint. - Aulas teórico-práticas leccionadas no campo e em laboratórios. - Visitas de estudo a laboratórios de investigação - Trabalho individual, escrito, de pesquisa bibliográfica (50%) - Apresentação oral do trabalho (15%) - Pequeno teste (30%); - Assiduidade (5%). - Para aprovação: frequência mínima de 2/3 das aulas práticas. Práticas fraudulentas: procedimento de acordo com Regulamento da Avaliação de Conhecimentos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.