2017/2018

Objetivos

Com este programa de Doutoramento em Engenharia Biomédica e Biofísica pretende-se dar uma formação avançada em investigação nas diferentes áreas de Engenharia Biomédica, privilegiando, por um lado, os métodos físicos de estudo do organismo humano, ao nível da modelação biofísica dos processos fisiológicos, e por outro, os poderosíssimos meios físicos de diagnóstico e terapia que revolucionaram a Medicina nas últimas décadas e que estão presentes no meio hospitalar. Assim, este programa de Doutoramento está especialmente adaptado para dar formação nas áreas de Biofísica Médica e Fisiologia de Sistemas, Sinais e Imagens Médicas, Engenharia Clínica e Instrumentação Médica, e Radiações em Diagnóstico e Terapia.

Em acordo com o Regulamento de Estudos Pós-graduados da Universidade de Lisboa, que incorpora os descritores de Dublin, os objetivos gerais deste programa são mais especificamente:

. Formar os estudantes numa compreensão geral dos fundamentos e métodos da Engenharia Biomédica e Biofísica;
. Dar competências para aplicação e desenvolvimento de métodos de investigação em Engenharia Biomédica e Biofísica;
. Dar a formação necessária para execução de trabalho analítico, crítico, criativo e de projeto de Engenharia Biomédica e Biofísica e sensibilizar para as questões éticas relacionadas com a investigação na área da saúde;
. Dar experiência de trabalho de grupo e interação com profissionais da área da saúde de formação muito diferente, em especial com os médicos;
. Dar competência para realização de trabalho de investigação de qualidade, de acordo com padrões internacionais, passíveis de ser apresentados em conferências internacionais e sobretudo de serem publicados em revistas internacionais de qualidade reconhecida.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Pedro Michael Cavaleiro de Miranda