Disciplina Curricular

Tópicos Filosóficos em Ciências da Vida TFCV

Licenciatura Bolonha em Engenharia Geoespacial - 1_Plano 2015/16

Contextos

Grupo: 1_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 2º Ano > Optativas > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE > 2º Semestre

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Este curso tem por objectivo fornecer uma imagem global da complexa variedade de problemas conceptuais nas ciências da vida, em especial em bioquímica e na biologia molecular. Trata-se de um curso conceptual no sentido de que, em cada aula, será dada atenção a um conceito específico. O objectivo é reconstituir a história do conceito, analisar os problemas fundacionais a que foi desenhado para responder, e compreender a sua relevância nas práticas contemporâneas, especialmente na bioquímica e biologia molecular. Em particular, procurar-se-á transmitir aos alunos a riqueza e complexidade da história intelectual acerca de cada conceito-chave, a panóplia de problemas conceptuais com que está relacionado e, por fim, equipar os alunos com um conjunto de competências analíticas e críticas que lhes permitam questionar potenciais enviesamentos metodológicos, epistemológicos ou ontológicos que subjazam às suas disciplinas.

Programa

1) ABIOGÉNESE: da química à biologia; história e modelos para a origem da vida. 2) VIDA: a natureza da vida; variedade de entidades biológicas: dos vírus aos ecossistemas. 3) ORGANISMO: teorias de organismo: autonomia, agência e integração funcional. 4) INDIVIDUALIDADE: variedades de indivíduos biológicos; individuação de proteínas e a base filosófica da classificação de proteínas. 5) REDUÇÃO: reducionismo e antireducionismo em bioquímica e biologia molecular. 6) PROTEÍNA: a relação entre composição, estrutura e função em "protein folding". 7) DNA: o papel causal do DNA nas explicações de desenvolvimento; informação genética como uma metáfora. 8) EVOLUÇÃO: a base filosófica do pensamento evolucionista: transmutação e antepassados comuns. 9) SELEÇÃO: modelos selectivos e não-selectivos de explicação evolucionista; evolução de proteínas. 10) ACASO: os diferentes significados de acaso na teoria da evolução: mutação, "drift" e contingência histórica.

Métodos de ensino e avaliação

Em cada aula o foco estará centrado num conceito específico que tenha uma relevância especial para a disciplina e, mais latamente, para as ciências da vida. O objectivo consiste em elucidar a história e a importância filosófica do conceito em causa, com uma atenção especial à sua relevância para a prática da biologia contemporânea. A metodologia de ensino consiste em dominar a análise filosófica, de modo a clarificar as mais importantes contribuições conceptuais na literatura acerca do desenvolvimento do conceito em questão. Trata-se de um curso interdisciplinar, na interface entre a história das ciências da vida, a filosofia das ciências da vida e, mais genericamente, a própria biologia. A avaliação será realizada por meio de dois testes de escolha múltipla, um a meio do curso e outro no final.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre