Disciplina Curricular
Instrumentação e Metrologia IMetr
Licenciatura Bolonha em Engenharia Geoespacial - 2_LEGE 2023/24
Contextos
Grupo: 2_LEGE 2023/24 > 1º Ciclo > 1º ano
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Principais objetivos de aprendizagem são: 1. Caracterização dos sensores e instrumentos de medição utilizados em Engenharia Geoespacial. 2. Compreensão do papel da Metrologia no contexto da Engenharia Geoespacial. 3. Compreensão do Vocabulário Internacional de Metrologia. 4. Compreensão dos erros associados à medição e a sua propagação num modelo de medição. Estes objetivos permitem dotar os alunos com os conhecimentos essenciais da instrumentação utilizada em Engenharia Geoespacial, da análise de erros de observação e sua propagação num modelo de medição, fundamentais para a compreensão dos conteúdos de outras unidades curriculares.
Programa
O programa da disciplina de Instrumentação e Metrologia abrange os seguintes conteúdos programáticos: 1. Instrumentação em Engenharia Geoespacial: • Caracterização de sensores e instrumentos de medição utilizados • Princípios de funcionamento de instrumentos de medição • Aplicações da instrumentação em Engenharia Geoespacial 2. Metrologia: • Papel da Metrologia no contexto da Engenharia Geoespacial • Vocabulário Internacional de Metrologia • Unidades de medida e seus padrões 3. Erros de medição: • Classificação e análise de erros de observação • Propagação de erros num modelo de medição • Técnicas de minimização e eliminação de erros 4. Aplicações práticas de instrumentação e metrologia em Engenharia Geoespacial: • Contacto direto com a instrumentação utilizada em laboratório e campo • Análise de resultados e interpretação crítica
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação final, que consiste num exame com uma componente teórica e uma componente prática, correspondendo a 90% da classificação final. Avaliação contínua, que conta com 10% da classificação final, e é composta por: • Um trabalho prático • Participação nas aulas práticas É requerido um mínimo de 10 valores em 20 para aprovação na disciplina. Esta metodologia de avaliação permite aferir se os alunos atingiram os objetivos de aprendizagem propostos, combinando uma componente teórica e uma componente prática. A avaliação contínua, através do trabalho prático e da participação nas aulas, reforça a aplicação dos conhecimentos adquiridos e estimula o envolvimento ativo dos alunos.