Disciplina Curricular

Computação Gráfica CGraf

Licenciatura Bolonha em Engenharia Geoespacial - 2_LEGE 2023/24

Contextos

Grupo: 2_LEGE 2023/24 > 1º Ciclo > 3º ano > 122_Opção LEGE (QA) > 1º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Introduzir princípios e técnicas fundamentais da Computação Gráfica, capacitando para representar, transformar e visualizar geometria e imagens de forma eficiente. No final, o estudante compreenderá o pipeline de visualização, dominará conceitos de projeções, iluminação e renderização, e implementará algoritmos básicos para geração de imagens realistas. Desenvolverá ainda competências matemáticas e computacionais (álgebra linear, amostragem, interpolação), sensibilidade visual e rigor na avaliação de qualidade. O estudante ficará preparado para prosseguir estudos nesta área ou aplicar as competências adquiridas em jogos, visualização científica, simulação e media interativo.

Programa

Fundamentos de álgebra linear aplicada; transformações e sistemas de coordenadas; projeções paralelas e perspetivas; pipeline de visualização. Algoritmos de recorte (clipping) e eliminação de invisíveis (back-face, Z-buffer). Modelação básica de polígonos e malhas. Sombreamento, texturas, mapeamentos. Imagens realistas: modelos de iluminação locais e globais; ray tracing: interseções, sombras, reflexões, refrações. Introdução à teoria da cor e espaços de cor. Amostragem, filtragem e anti-aliasing. Métricas de desempenho e considerações de GPU.

Métodos de ensino e avaliação

Exame, avaliação contínua e um trabalho de grupo

Disciplinas Execução

2025/2026 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre