Disciplina Curricular

Ecologia Geral EGer

Licenciatura Bolonha em Engenharia Geoespacial - 1_Plano 2015/16

Contextos

Grupo: 1_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 2º Ano > Optativas > 529_Lic. em Engenharia Geoespacial (2º e 3º Anos)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta disciplina pretende introduzir os conceitos básicos e princípios teóricos da Ecologia e da organização da vida na Terra, e estabelecer a relevância da Ecologia para a compreensão e resolução dos problemas ambientais, incluindo a preservação da diversidade e dos serviços de ecossistemas. Pretende-se que os alunos obtenham alguma experiência do trabalho de campo, de modelação computacional e de contacto com métodos de observação da Terra, relevantes para a área da Ecologia. O programa pretende mobilizar o interesse dos alunos pelas questões da Ecologia, no contexto atual, onde os desafios para a sustentabilidade do planeta e qualidade de vida da humanidade exigem abordagens interdisciplinares. Devido ao seu impacto no planeta e no clima, o Homem é considerado como um "parâmetro geofísico". Esta abordagem é transmitida de um modo transversal ao longo do programa.

Programa

Ecologia e Sustentabilidade; Ambiente físico e Químico; Produtividade dos Ecossistemas; Clima e a sua relação com as comunidades de produtores primários; Ciclos Biogeoquímicos; Biomas; Alterações Climáticas; Fatores ambientais que influenciam os animais; Ecologia de populações e comunidades; Ecologia da Paisagem; Riscos de extinção e gestão e conservação da biodiversidade; Serviços dos Ecossistemas. As componentes teórica e teórico-prática do programa são lecionadas em estreita ligação, de modo a que os alunos utilizem os conhecimentos teóricos nas aulas teórico-práticas.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas serão maioritariamente estruturadas como seminários, embora com uma forte componente audiovisual, e apresentadas de forma a promover a participação dos estudantes. As aulas teórico-práticas envolverão a realização de exercícios práticos de utilização e interpretação de sistemas de observação da Terra, modelação de trajetórias de populações, e de treino de análise, tratamento básico de dados e de representação gráfica de informação ecológica. Estas aulas envolverão a utilização de computadores e os alunos farão breves apresentações de alguns trabalhos e produzirão relatórios de algumas aulas. Para além disso, será realizada uma “saída de campo” (possivelmente, na vizinhança do campus), para treino de métodos de recolha de informação biológica. A avaliação da UC integras duas componentes, T e TP, com a realização de uma frequência a meio do semestre, e exames teóricos nas épocas de avaliação no final do semestre. A componente TP é também avaliada através de exercícios realizados nas aulas, apresentação e realização de trabalhos pelos alunos.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre