Disciplina Curricular

Geomorfologia Geomor

Licenciatura Bolonha em Engenharia Geoespacial - 1_Plano 2015/16

Contextos

Grupo: 1_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 2º Ano > Optativas > 529_Lic. em Engenharia Geoespacial (2º e 3º Anos)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar e descrever diferentes tipos de modelado e que adquiram conhecimentos básicos sobre os processos que contribuem para a modelação e para a evolução da paisagem. Para tal são-lhes fornecidos conceitos básicos de geomorfologia climática e geomorfologia estrutural. As competências adquiridas serão aplicadas nas aulas práticas em exercícios de análise geomorfológica de áreas selecionadas tanto em cartas topográficas em papel como em ambiente SIG. As regiões escolhidas serão também motivo para se falar sobre a geologia e evolução geológica e geomorfológica de cada uma. A componente prática será também utilizada para aprofundar os conhecimentos dos alunos em Sistemas de Informação Geográfica/Geológica, através da sua aplicação à análise geomorfológica, incluindo a construção de MDTs, mapas hipsométricos e mapas de declive.

Programa

Teóricas: Definição de Geomorfologia. Escala dos elementos morfológicos e a relação com a geodinâmica global. Meteorização física e química das rochas. Modelado dos interflúvios: processos atuantes e evolução das vertentes. Modelado dos talvegues: noções de hidrologia e erosão fluvial. Modelado glaciário. Ciclos glacio-estáticos e sua influência no relevo. Relevos estruturais: influência da litologia e estrutura geológica no relevo. Superfícies de aplanação: efeitos da erosão a longo prazo. Morfologia de regiões vulcânicas modernas. Práticas: Construção de perfis topográficos. Marcação de redes de drenagem, limite de bacias hidrográficas e construção de perfis fluviais e sua relação com a geologia. Construção de mapas de declive. Visualização e análise geomorfológica de áreas selecionadas, explorando a relação com a geologia e a evolução geomorfológica (processos de construção e destruição de relevo). Construção de MDTs, mapas hipsométricos e de declive com ArcGis. Saída de campo.

Métodos de ensino e avaliação

O ensino constará de aulas teóricas expositivas, complementadas por informação bibliográfica relevante e textos preparados pelo docente relacionados com os temas expostos. Nas aulas práticas serão efetuados exercícios de descrição e análise geomorfológica de áreas selecionadas utilizando tanto cartas topográficas como Modelos Digitais de Terreno (em ambiente SIG). As aulas práticas serão complementadas com uma saída de campo onde os alunos efetuarão observações geomorfológicas e poderão aplicar os conhecimentos adquiridos; as observações serão apresentadas num relatório da saída de campo. A avaliação constará de dois exames parciais e/ou um exame escrito final sobre a componente teórica e a componente prática será avaliada com base nos exercícios realizados e no relatório de campo. Cada componente será valorizada na mesma proporção.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre