Disciplina Curricular
Ética Profissional na Informática EPI
Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 4_LEI 2025/26
Contextos
Grupo: 4_LEI 2025/26 > 1º Ciclo > 2º Ano
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular de Ética Profissional na Informática (EPI) prepara os alunos para entenderem as implicações sociais, éticas e profissionais da sua futura carreira como engenheiros informáticos. Desenvolvem-se habilidades de pensamento crítico e raciocínio ético através da análise de dilemas éticos no design e implementação de tecnologia. A ênfase na integridade e responsabilidade promove uma base sólida em ética profissional, enquanto o estudo de casos e estruturas éticas capacita os alunos a enfrentar desafios de forma ética. A unidade também aborda temas como propriedade intelectual, privacidade e direitos civis, conscientizando sobre as implicações legais e éticas em dados e segurança digital. Explora-se ainda a relação da computação com sustentabilidade, história, economia, segurança e diversidade, preparando os alunos para entenderem o contexto mais amplo em que operam.
Programa
Importância das considerações sociais, éticas e profissionais na engenharia informática; Contexto histórico e evolução de estruturas éticas na computação. Métodos para análise ética. Ética profissional Propriedade intelectual. Privacidade e liberdades civis. Comunicação. Sustentabilidade. História da computação. Economias da computação. Políticas de segurança, leis e crimes informáticos. Diversidade, equidade e inclusão.
Métodos de ensino e avaliação
Ao longo da unidade curricular, os alunos serão avaliados por meio de uma variedade de métodos que visam medir não apenas sua compreensão de conceitos éticos fundamentais, mas também sua habilidade em aplicar eficazmente estruturas éticas em cenários práticos. Além de questionários, os alunos analisarão estudos de caso, nos quais terão a oportunidade de discutir a resolução de dilemas éticos complexos. Essas atividades não só fortalecerão o seu pensamento crítico e habilidades de tomada de decisão ética, mas também melhorarão a sua capacidade de comunicar eficazmente os aspetos éticos das soluções propostas. Além disso, um exame final abrangente será realizado para avaliar a compreensão global dos objetivos da unidade curricular pelos alunos, garantindo que tenham adquirido conhecimentos substanciais e habilidades práticas necessárias para enfrentar desafios éticos e profissionais no campo da computação.