Disciplina Curricular
Interfaces Pessoa-Máquina IP-Mma
Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 4_LEI 2025/26
Contextos
Grupo: 4_LEI 2025/26 > 1º Ciclo > 3º Ano
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ganhar sensibilidade para a diversidade da população e de utilizadores de sistemas interativos, conhecendo fatores humanos relevantes no uso de interfaces. Apresentar e sistematizar as tecnologias e estilos de interação. Aprender os métodos, princípios e técnicas de análise e design de sistemas interativos, com ênfase nos mecanismos de prototipagem, avaliação de usabilidade e no ciclo iterativo. Aprender metodologias de avaliação com utilizadores, qualitativas e quantitativas, e como analisar e reportar os resultados desses estudos. Reconhecer a relevância e impactos das interfaces utilizador na sociedade atual.
Programa
Introdução: O que é a interação pessoa máquina, usabilidade e os seus diferentes aspetos; Fatores Humanos: Perceção e Representação; Atenção e Memória; Design Centrado no Utilizador: Ciclo iterativo, Levantamento de Requisitos e Análise de Utilizadores e Tarefas; Recolha de Dados: Técnicas de recolha de dados (questionários, entrevistas observação, etc.); Cenários de utilização; Princípios de Design e Usabilidade: Princípios de design de Norman; Heurísticas de Nielsen; Design Gráfico: Princípios de desenho de ecrãs; Utilização da cor; Tipografia; Escrita de mensagens; Tecnologias: Estilos de Interação; Dispositivos de Interação Prototipagem: Definição de protótipos; Tipos e características de protótipos; Criação de protótipos de papel; Avaliação: Avaliação Preditiva; Avaliação Heurística; Avaliação com Utilizadores; Preparação de experiências e método científico; Dados de Utilização; Tratamento estatístico dos dados; Ética e Privacidade; Tecnologias emergentes em IPM.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação da disciplina contempla 3 componentes: a) Teórica, através da realização de mini-testes em sala de aula, ao longo do ano; b) Teórico-prática, através da realização de atividades e submissão de relatórios curtos e/ou apresentações curtas sobre as mesmas, maioritariamente individuais; c) Laboratorial, através da realização iterativa de projetos, avaliados semanalmente em sala de aula e através de um portfolio de grupo, no fim de cada projeto.