Disciplina Curricular

Controvérsias Científicas CCien

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 3_Plano 2015/16

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolver o pensamento crítico e lógico dos estudantes e a sua capacidade de argumentação.

Programa

1. Introdução: panorâmica do estudo das controvérsias; instrumentos de análise de controvérsias; o paradoxo como a controvérsia em micro escala; como aproveitar o estudo das controvérsias para o desenvolvimento duma argumentação própria. 2. Controvérsia sobre a lei de inércia: Coelho (2007), Kalman (2009), Martins (2012). 3. Controvérsia sobre a segunda lei de Newton e F=ma: Pourciau (2011), Nauenberg (2011), Pourciau (2012). 4. Controvérsia Leibniz-Clarke (edição de A. Robinet): 4.1. Temas da controvérsia e suas conexões: os princípios de Leibniz; os conceitos de espaço e tempo; leis de conservação; percepção humana. 4.2. Os problemas principais em discussão: movimento relativo e absoluto; experiências de vácuo; choque de corpo; átomos; os conceitos de matéria, espaço e tempo. 4.3. reconstrução lógica dos sistemas de Leibniz e Clarke. 4.4. A estrutura conceptual de cada um dos oponentes. 5. Controvérsias sobre temas da energética. 5.1. A controvérsia Mayer-Joule sobre a descoberta da conservação da energia. 5.2. Thyndall versus Thomson e Tait sobre a descoberta da energia. 5.3. Debates sobre a energética: Boltzmann, Planck versus Ostwald e Helm. 6. A controvérsia Bohr-Einstein. 6.1. Apresentação e discussão de alguns dos trabalhos de Bohr, Einstein, de Broglie e Heisenberg anteriores a 1927. 6.2. Sobre a origem da equação de Schrödinger (baseada em manuscritos de Schrödinger e no segundo dos artigos da série de 1926). 6.3. Os temas do debate Bohr-Einstein. 7. Observações finais.

Métodos de ensino e avaliação

Participação na discussão e resolução de questões ou trabalho individual, com apresentação e discussão.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre