Disciplina Curricular

Segurança e Confiabilidade SConf

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 3_Plano 2015/16

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 3º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular aborda a temática da Segurança e Confiabilidade no contexto dos sistemas computacionais abertos, tratando de problemas relacionados com ações maliciosas ou faltas acidentais. Durante o semestre, os alunos serão expostos aos principais modelos e paradigmas que permitem induzir segurança e confiabilidade nos sistemas e redes. Como bases, espera-se que os alunos possuam já noções introdutórias sobre: arquiteturas de sistemas e redes de computadores; sistemas operativos e sistemas distribuídos. 

Programa

Componente Teórica: Conceitos na área da segurança e a confiabilidade; primitivas criptográficas; mecanismos de autenticação do utilizador e entre máquinas; certificados e infra-estrutura de chave pública; construção de canais de comunicação seguros; soluções de firewall e sistemas de deteção de intrusões; a confiabilidade e seus atributos; aproximações para melhorar a confiabilidade, incluindo formas de remoção, tolerância e previsão de faltas. Componente Teórico-prática: Os mecanismos de segurança da máquina virtual do Java; API do Java para segurança (incluindo, cifra, síntese, MAC, assinatura, certificado, e TLS); A firewall IPTABLES e o sistema de deteção de intrusões SNORT; Desenho, programação e configuração de segurança de uma aplicação Java distribuída.

Metodologia de avaliação

As aulas estão organizadas em aulas teóricas, aulas teórico-práticas e laboratórios. * Aulas teóricas: exposição dos temas do curso (2 horas/semana); * Sessões teórico-práticas: exposição de material com mais detalhes (por exemplo, protocolos ou pacote de interfaces ou internos), e permitir um conhecimento mais profundo e prático sobre esses temas (1,5 horas/semana); * Sessões de laboratório: têm por objetivo permitir ao aluno trabalhar nos mini-projetos e no projeto.   Avaliação: 40% - três projetos relacionados e a apreciação e discussão individual dos resultados obtidos; 60% - Exame final

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre