Disciplina Curricular
Computação Gráfica CGraf
Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 3_Plano 2015/16
Contextos
Grupo: 3_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 3º Ano
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os alunos terão contacto com os princípios e técnicas fundamentais básicos da Computação Gráfica, desde os aspetos geométricos até ao fotorealismo. Os alunos saberão identificar um conjunto importante de técnicas propostas para resolver os principais desafios da Computação Gráfica. Algumas destas técnicas são concretizadas pelos alunos nas aulas Teórico-Práticas e nos trabalhos de avaliação.
Programa
COMPONENTE TEÓRICA: Transformações geométricas 2D e 3D. Algoritmos de recorte e de eliminação de invisíveis. Projeções. "Pipeline" de visualização. Imagens realistas. Modelos de iluminação local e global. Métodos flat, de Gouraud e de Phong. Ray-tracing. Radiosidade. Introdução à teoria da cor. Volumes envolventes. Técnicas para poupar tempo de processamento COMPONENTE TEÓRICO-PRÁTICA: Resolução de problemas de Transformações 2D e 3D; transformação de viewport; projeções; algoritmos de recorte. Aulas práticas (usando Blender e WebGL). Espaço 3D e sistemas de coordenadas. Modelação com malhas poligonais e linhas/superfícies paramétricas aplicando transformações geométricas e operações booleanas. Utilização da câmara virtual, identificando a sua posição, o foco e os tipos de projeção. Front clipping plane e Back clipping plane do volume de visualização da câmara virtual. Shading e rendering. Animação por keyframing, interpolação e extrapolação.
Métodos de ensino e avaliação
Exame e dois trabalhos.