Disciplina Curricular

Computação Gráfica CGraf

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 3_Plano 2015/16

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 3º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos terão contacto com os princípios e técnicas fundamentais básicos da Computação Gráfica, desde os aspetos geométricos até ao fotorealismo. Os alunos saberão identificar um conjunto importante de técnicas propostas para resolver os principais desafios da Computação Gráfica. Algumas destas técnicas são concretizadas pelos alunos nas aulas Teórico-Práticas e nos trabalhos de avaliação.

Programa

COMPONENTE TEÓRICA: Transformações geométricas 2D e 3D. Algoritmos de recorte e de eliminação de invisíveis. Projeções. "Pipeline" de visualização. Imagens realistas. Modelos de iluminação local e global. Métodos flat, de Gouraud e de Phong. Ray-tracing. Radiosidade. Introdução à teoria da cor. Volumes envolventes. Técnicas para poupar tempo de processamento COMPONENTE TEÓRICO-PRÁTICA: Resolução de problemas de Transformações 2D e 3D; transformação de viewport; projeções; algoritmos de recorte. Aulas práticas (usando Blender e WebGL). Espaço 3D e sistemas de coordenadas. Modelação com malhas poligonais e linhas/superfícies paramétricas aplicando transformações geométricas e operações booleanas. Utilização da câmara virtual, identificando a sua posição, o foco e os tipos de projeção. Front clipping plane e Back clipping plane do volume de visualização da câmara virtual. Shading e rendering. Animação por keyframing, interpolação e extrapolação.

Métodos de ensino e avaliação

Exame e dois trabalhos.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre