Disciplina Curricular

Sistemas Distribuídos SDistr

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 3_Plano 2015/16

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 3º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que o aluno adquira noções introdutórias sobre a distribuição num sistema computacional e os conceitos subjacentes. O aluno irá aprender diversos modelos e serviços de sistemas distribuídos, e terá a oportunidade de estudar as arquitecturas e mecanismos em que estes se apoiam. Serão também apresentadas várias modalidades de processamento distribuído, com exemplos práticos.

Programa

1. Introdução a Sistemas distribuídos (SD)2. Arquiteturas de SD.3. Processos.4. Comunicação5. Nomes6. Algoritmos7. Replicação e Consistência de Dados8. Tolerância a Faltas9. Paradigmas para SD10. Caso de estudo. Componente Teórica Arquitecturas genéricas distribuídas; modelo cliente-servidor; comunicação distribuída (chamada a procedimentos remotos, invocação a objectos remotos, filas de mensagens, streams, grupos); migração de código e agentes; protocolos (sincronização de relógios, salvaguarda de estado, eleição); transacções distribuídas; replicação e consistência de dados; tolerância a faltas; sistemas de ficheiros distribuídos (NFS); introdução à segurança. Componente Teórica-Prática Estuda fundamentalmente a comunicação em sistemas distribuídos, explicando detalhadamente como se programam aplicações com sockets POSIX.

Metodologia de avaliação

Introdução e discussão dos conceitos, metodogias e mecanismos em aulas teóricas semanais com a duração de 2 horas. Complementar o estudo com aulas teórico-práticas onde é explicado como se aplicam os conceitos, nomeadamente na programação de aplicações distribuídas. Um projeto de programação em sistemas distribuídos, articulado em quatro ou cinco fases coerentes (40%), exame final (50%) e avaliação contínua com questionários em aula teórica (10%).

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre