Disciplina Curricular

Desenvolvimento Centrado em Objetos DCObj

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 3_Plano 2015/16

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 2º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Familiarizar os alunos com os conceitos e a prática da análise, desenho e programação orientadas a objetos de forma a que se tornem capazes de analisar os requisitos de aplicações de alguma dimensão e de desenhar e produzir software que cumpra não só os requisitos para que foi concebido como seja também robusto e suporte facilmente a evolução. Nomeadamente, no final do semestre, é esperado que: (i) o aluno seja fluente na utilização de notações standard de análise e desenho OO e saiba usar estas notações de forma efetiva na formulação de problemas e exploração de soluções e implementar em Java de forma fidedigna soluções de desenho expressas nestas notações; (ii) o aluno esteja familiarizado com um conjunto de padrões standard de desenho e de implementação.

Programa

Parte I : OOAD -- Análise e Desenho Centrado em Objetos: Processos de Desenvolvimento. O Desenvolvimento Iterativo. Análise de Requisitos: Casos de uso, operações do sistema e respetivos contratos, modelo de domínio. Desenho de sistemas de classes centrado na atribuição de responsabilidades: padrões de desenho para atribuição de responsabilidades, realização de casos de uso, modelo de classes. A notação usada é o UML. Parte II : OOP -- Programação Centrada em Objetos: Noções chave da programação centrada em objetos e suporte destas noções na linguagem Java: herança, redefinição, sobrecarga, polimorfismo, ligação dinâmica, verificação de tipos, abstração. Suporte à estruturação dado pelas packages e à reutilização dado pelas APIs (Application Programming Interface). Reflexão e carregamento dinâmico de classes. Genéricos; a relação de sub-tipo entre tipos genéricos; métodos genéricos. Expressões lambda; referências a métodos; Streams.

Métodos de ensino e avaliação

Os conteúdos programáticos são apresentados nas aulas teóricas apelando sempre à capacidade crítica e de discussão dos alunos e são postos em prática em aulas onde são propostos e resolvidos exercícios. Um projeto faseado contribui ainda para a consolidação das matérias aplicadas à criação de uma aplicação de maior fôlego. Exame e projeto.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre